O transtorno por déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um transtorno neuropsiquiátrico que afeta crianças e adultos. Se caracteriza por dificuldades persistentes na atenção, na hiperatividade e na impulsividade.
Os principais sintomas do TDAH podem variar de acordo com a idade, mas geralmente se dividem em três categorias:
Inatenção
Dificuldade para prestar atenção, falta de organização, distração frequente, dificuldade para seguir instruções, tendência a perder objetos, entre outros.
Hiperatividade
Inquietação excessiva, dificuldade para ficar quieto, impulsividade, falar em excesso, dificuldade para esperar o turno, entre outros.
Impulsividade
Tendência a atuar sem pensar, dificuldade para controlar os impulsos, interromper os outros, dificuldade para esperar.
Causas
Embora a causa exata do TDAH não seja conhecida por completo, acredita-se que uma combinação de fatores genéticos e neurobiológicos podem contribuir para o desenvolvimento do TDAH. A hereditariedade desempenha um papel importante, pois foi observado que o TDAH tende a ocorrer em famílias.
Diagnóstico
O diagnóstico do TDAH é baseado na avaliação clínica realizada por um profissional de saúde, como um psicólogo ou um psiquiatra.
Tratamento
O tratamento do TDAH inclui uma combinação de intervenções farmacológicas e não farmacológicas. Os medicamentos estimulantes são prescritos como um menu para ajudar a melhorar os sintomas. Além disso, as intervenções não farmacológicas podem incluir terapia comportamental, terapia cognitivo-condutiva, programas de treinamento para pais e modificações no ambiente escolar.
Apoio
O TDAH pode apresentar desafios impressionantes na vida cotidiana, mas com o tratamento e o apoio adequado, as pessoas com TDAH podem levar uma vida plena. É importante estabelecer rotinas, implementar estratégias de organização, aprimorar as habilidades de gerenciamento do tempo e buscar apoio psicológico e educativo.
IMPORTANTE
A consulta com um profissional de saúde é indispensável se você acredita que pode estar vivenciando sintomas de TDAH. Somente um especialista pode realizar um diagnóstico adequado e fornecer o tratamento adequado.