O chá de alecrim ajuda a melhorar a digestão, aliviar a dor de cabeça, eliminar a retenção de líquidos e combater o cansaço frequente.
Além disso, também protege a saúde do fígado, melhora a circulação e favorece o crescimento do cabelo.
O alecrim é antisséptico, depurativo, antiespasmódico, antibiótico e diurético, e por isso pode ser usado para ajudar no tratamento de vários problemas de saúde.
Um chá de alecrim para dormir pode ser uma solução na forma de calmante natural para quem tem dificuldade em pegar no sono. É uma alternativa para mais da metade da população, que ultimamente tem tido ainda mais problemas para dormir direito, segundo uma pesquisa publicada no site Viva Bem.
Confira os principais 10 benefícios do alecrim para a saúde, de acordo com a nutricionista Tatiana Zanin no site Tua Saúde.
1. Melhora a digestão
O chá de alecrim pode ser tomado logo a seguir ao almoço ou ao jantar, sendo útil para melhorar o processo digestivo, ajudando a combater a acidez e o excesso de gases. Dessa forma, diminui a distensão abdominal e a falta de apetite.
2. É um ótimo antibiótico natural
Devido às suas propriedades medicinais, o alecrim possui ação antibiótica, sendo mais eficaz contra bactérias que são normalmente relacionadas com infecção urinária, vômito e diarreia. Apesar disso, é importante não excluir o uso de medicamentos indicados pelo médico, mesmo sendo uma ótima forma de se recuperar mais rápido.
3. É um excelente diurético
O chá de alecrim é um excelente diurético natural, podendo ser utilizado em dietas para baixar de peso e combater a retenção de líquidos no corpo. Esse chá aumenta a produção de urina estimulando o organismo a eliminar os líquidos e as toxinas acumuladas, melhorando a saúde.
4. Combate o cansaço mental
Vários estudos comprovaram os benefícios do alecrim para o funcionamento cerebral e, por isso, é uma excelente opção para períodos de estresse como antes de provas ou antes ou depois de reuniões de trabalho, por exemplo.
Além disso, as propriedades do alecrim também podem ter efeito no que diz respeito ao combate do Alzheimer, evitando a perda de memória, no entanto são necessários mais estudos para que se possa utilizar o alecrim na produção de medicamentos contra o Alzheimer.
5. Protege a saúde do fígado
O alecrim pode atuar melhorando o funcionamento do fígado e diminuindo a dor de cabeça que surge depois de ingerido bebidas alcoólicas ou ter comido em excesso, principalmente comidas com grande teor de gordura.
No entanto, o chá de alecrim não deve ser consumido em caso de doenças do fígado sem que seja indicado pelo médico, isso porque apesar de ter efeito protetor do fígado ainda não se sabe qual a eficácia desse chá contra essas doenças.
6. Ajuda no controle da diabetes
O chá de alecrim também ajuda a manter a diabetes sob controle, já que diminui a glicose e aumenta a insulina. O consumo desse chá não substitui o uso de medicamentos indicados pelo médico e a realização de uma alimentação adequada, devendo ser ingerido como complemento do tratamento médico e nutricional.
7. Combate a inflamação
O consumo de chá de alecrim também é excelente para combater a inflamação e aliviar a dor, o inchaço e o mal estar. Por isso, pode ajudar a combater a inflamação no joelho, a tendinite e, inclusive, a gastrite, que é a inflamação no estômago.
8. Melhora a circulação
O alecrim possui efeito antiplaquetário, sendo, por isso, de grande utilidade para quem tem problemas circulatórios ou que necessitam manter repouso durante alguns dias, já que melhora a circulação e evita a formação de trombos, que poderiam obstruir a circulação. Por isso, uma das recomendações é consumir o chá depois de uma cirurgia, por exemplo.
9. Ajuda a combater o câncer
Alguns estudos realizados com animais indicam que o alecrim é capaz de diminuir o desenvolvimento de células tumorais devido a sua ação antioxidante, no entanto são necessários ainda outros estudos para identificar exatamente como essa planta pode ser utilizada na produção de medicamentos contra o câncer.
10. Pode ajudar no crescimento do cabelo
Além de tudo isso, o chá de alecrim sem açúcar pode ser usado para lavar o cabelo, porque ele fortalece os fios, combate a oleosidade excessiva, combatendo a caspa. Além disso, facilita o crescimento do cabelo, porque melhora a circulação do couro cabeludo.
Como fazer o chá de alecrim?
Ingredientes: 5 g (2 colheres de sopa) de folhas frescas de alecrim; 250 ml de água em ponto de fervura.
Preparo: Adicione o alecrim na água fervente e deixe repousar por 5 a 10 minutos, devidamente tapado; Coar, deixar amornar e tomar, sem adoçar, de 3 a 4 vezes por dia.