O câncer de próstata:
No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso).
O que aumenta o risco de câncer de próstata?
Alguns fatores podem aumentar o risco de câncer de próstata, são eles: Idade avançada, excesso de gordura corporal e exposições a aminas aromáticas como, produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata.
A queda de cabelo é um sinal do câncer de próstata?
publicado em 2022 no Journal of Clinical Oncology, um estudo americano constatou que a calvície masculina pode estar atrelada a doenças como o câncer de próstata.
Quais os principais sintomas do câncer de próstata?
Durante os estágios iniciais a doença não apresenta sintomas severos, podendo ser reconhecidos apenas em estágios avançados.
2. Dificuldades para urinar
3. Necessidade de urinar muitas vezes durante o dia (de forma anormal)
Como diagnósticar?
O diagnóstico é feito através da biópsia prostática por via trans-retal ou trans-perineal e guiada por ultrassonografia e/ou ressonância magnética.
Tratamento da doença:
Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos), cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento mais indicado é a terapia hormonal.