Subarino que desapareceu
Na última semana, o mundo inteiro se comoveu com o desaparecimento do submarino Titan, que realizava expedições turísticas aos destroços do Titanic, que está a quase 4 mil metros de produndidade no Oceano Atlântico.
Submarino Titan implodiu
Desde o incidente ocorrido com o submarino e a revelação de que uma implosão motivou este problema, as pessoas no mundo inteiro buscam entender o que é implosão e por qual motivo ela teria sido causada no submarino.
O que é implosão?
A implosão é o processo em que um objeto ou estrutura é colapsado de dentro para fora, em vez de ser explodido para fora e pode ser causada ou natural.
Implosão do submarino
Este processo é bastante utilizado em demolições controladas de edifícios, onde a estrutura é enfraquecida internamente, a fim de permitir que a sua própria gravidade cause o colapso para dentro.
No caso do submarino que desapareceu a caminho dos destroços do Titanic, a implosão ocorreu de forma natural por ter sido submetido a pressões externas extremas.
Por que o submarino implodiu?
Segundo informações da AFP, a implosão, como a que se acredita ter destruído o submarino Titan, ocorreu devido à força pressão da água presente no fundo do oceano.
Os destroços do Titanic repousam a uma profundidade de quase quatro mil metros, onde a pressão da água é multiplicada por 400 em relação aos valores da superfície marinha. Para ilustrar essa pressão, um grande tubarão-branco exerce uma força de quase 275 bares.
Em uma implosão, o submarino desaparecido colapsaria sobre si mesmo em milissegundos, esmagado pela pressão da água, resultando em uma morte instantânea para seus tripulantes.
Submarino Titan
O submersível Titan, da empresa OceanGate Inc., possuía seis metros de comprimento e capacidade para abrigar cinco passageiros, incluindo o piloto.
Destroços do submarino que desapareceu foram encontrados na quinta-feira (22)
Os destroços do submarino Titan que desapareceu no último domingo (18) foram avistados na região próxima aos destroços do Titanic, na última quinta-feira (22).
O estado dos destroços indica que os cinco passageiros morreram imediatamente após a implosão do submarino.