SINTOMAS DE AVC: veja 6 SINTOMAS INICIAIS e SINAIS DE ALERTA no CORPO e saiba COMO PREVENIR e quais são as CAUSAS da doença

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.

DADOS

O acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil e a que mais causa incapacidade no mundo: cerca de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retorna ao trabalho depois do acidente vascular cerebral e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia.

TIPOS

Existem dois tipos de AVC, que ocorrem por motivos diferentes: O AVC hemorrágico e o AVC isquêmico.

IR PARA JC.COM.BR

AVC ISQUÊMICO

O AVC isquêmico ocorre quando há obstrução de uma artéria, impedindo a passagem de oxigênio para células cerebrais, que acabam morrendo. Essa obstrução pode acontecer devido a um trombo (trombose) ou a um êmbolo (embolia). O AVC isquêmico é o mais comum e representa 85% de todos os casos.

AVC HEMORRÁGICO

O AVC hemorrágico ocorre quando há rompimento de um vaso cerebral, provocando hemorragia. Esta hemorragia pode acontecer dentro do tecido cerebral ou na superfície entre o cérebro e a meninge. É responsável por 15% de todos os casos de AVC, mas pode causar a morte com mais frequência do que o AVC isquêmico.

CAUSAS

Existem diversos fatores que aumente a probabilidade de ocorrência de um AVC, seja ele hemorrágico ou isquêmico. Entre os principais fatores causais das doenças estão a hipertensão e o colesterol alto.

Veja a seguir os 6 principais sintomas e sinais de alerta do Acidente Vascular Cerebral (AVC) no corpo:

1) Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo

IR PARA JC.COM.BR

2) Confusão mental

3) Alteração da fala ou compreensão

4) Alteração na visão (em um ou ambos os olhos)

5) Dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente

6) Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar

IR PARA JC.COM.BR

Caso qualquer um desses sintomas apareçam, é fundamental ligar para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU - 192), Bombeiros (193) ou levar a pessoa imediatamente a um hospital para avaliação clínica detalhada.

PREVENÇÃO

Muitos fatores de risco contribuem para o aparecimento de um AVC e de outras doenças crônicas. Alguns desses fatores, entretanto, dependem apenas da pessoa e são os principais para prevenir essas doenças, como: não fumar e tentar manter uma alimentação saudável.

TRATAMENTO

A melhor forma de tratamento, atendimento e reabilitação, que podem contar inclusive com medicamentos, devem ser prescritos por médico profissional e especialista, conforme cada caso.

FONTES

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories