SINTOMAS INICIAIS DE AVC: veja 5 SINAIS DE ALERTA no CORPO e saiba COMO PREVENIR a doença
ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
O Acidente Vascular Cerebral (AVC) acontece quando vasos que levam sangue ao cérebro entopem ou se rompem, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea.
DADOS
O acidente vascular cerebral (AVC) é a doença que mais mata no Brasil e a que mais causa incapacidade no mundo: cerca de 70% das pessoas que sofrem um derrame não retorna ao trabalho depois do acidente vascular cerebral e 50% ficam dependentes de outras pessoas no dia a dia.
Quanto mais rápido for o diagnóstico e o tratamento do AVC, maiores serão as chances de recuperação completa.
CAUSAS
O AVC hemorrágico tem como causa, principalmente, a pressão alta descontrolada e a ruptura de um aneurisma.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico do AVC é feito por meio de exames de imagem, que permitem identificar a área do cérebro afetada e o tipo do derrame cerebral. Tomografia computadorizada de crânio é o método de imagem mais utilizado para a avaliação inicial do AVC isquêmico agudo, demonstrando sinais precoces de isquemia.
Veja a seguir os 5 principais sintomas e sinais de alerta do AVC no corpo:
1) Fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo
3) Alteração da fala ou compreensão
4) Alteração na visão (em um ou ambos os olhos)
5) Alteração do equilíbrio, coordenação, tontura ou alteração no andar
TRATAMENTO
As áreas do cérebro afetadas pelo AVC podem se reconstituir aos poucos se receberem os estímulos certos. Por isso, programas de reabilitação são muito importantes, pois ajudam o paciente a retomar atividades diárias e funções que ficaram comprometidas.
PREVENÇÃO
Todos os hábitos de vida que aumentam os riscos de acontecer um acidente vascular cerebral podem ser mudados. O ideal é mudar o estilo de vida, passar a ter uma alimentação saudável e começar a fazer atividade física.