BENEFÍCIOS DO INHAME: veja 8 benefícios incríveis do inhame para sua saúde
INHAME
O inhame, também conhecido em algumas regiões como cará-da-costa, é uma planta de origem africana e bastante cultivada em várias partes do mundo por se tratar de um alimento energético e de alto valor nutritivo.
No Brasil, o inhame é bastante comum no Norte e Nordeste, onde está presente nas mesas de muitos brasileiros, principalmente apreciado no café da manhã, em substituição ao pão.
Veja a seguir 8 benefícios do inhame para sua saúde:
1) Reduz o risco de doenças e diminui o colesterol
A ação da diosgenina, presente nos fitormônios (hormônio vegetal) do inhame, facilita a eliminação do colesterol ruim (LDL) pelo intestino, diminuindo a chance de cair na corrente sanguínea e entupir vasos e artérias. Ao mesmo tempo também aumenta os níveis do colesterol bom (HDL), auxiliando na redução dos riscos de doenças cardíacas.
2) Estimula o sistema imunológico
Recentes estudos indicam que o inhame, assim como outros tubérculos, possui uma proteína capaz de estimular o sistema imunológico.
3) Auxilia no período da menopausa
Devido à presença da diosgenina, o inhame tem propriedades especialmente indicadas para a saúde feminina, principalmente na menopausa e SPM (Síndrome Pré-Menstrual), reduzindo alguns sintomas, como alteração de humor e os fogachos.
4) Reduz os sintomas da cólica menstrual
O inhame ajuda a relaxar a musculatura, o que reduz os sintomas da cólica menstrual, devido à forte presença de magnésio em sua composição
5) O inhame pode auxiliar a reduzir os riscos de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e doenças do coração, dos ossos e do cérebro.
6) Possui propriedades antioxidantes, que preveni o envelhecimento precoce, além do teor de fibras que auxiliam na microbiota intestinal
7) Auxilia na diminuição da incidência de câimbras por ser rico em minerais como potássio, magnésio e cálcio, que participam da contração e relaxamento do músculo
8) Proporciona um aporte maior de calorias e vitaminas por ser rico em vitaminas do complexo B, importante auxiliar na absorção do carboidrato
COMO CONSUMIR?
Como toda raiz, o inhame é um alimento versátil e pode entrar no preparo de refogados, sopas, caldos, pães, tortas e bolos.
É possível achar variedade de receitas: bolinho de queijo, creme de inhame com abóbora, iogurte, purê, maionese, e até sorvete de inhame com morango.
DICAS
Quanto maior o tempo de cozimento mais perde nutriente e, quando assado, diminui o teor de agua, concentrando ainda mais o carboidrato.