ADOÇANTE ASPARTAME FAZ MAL? Adoçante da Coca Zero pode ser cancerígeno
A IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde), vai classificar um famoso adoçante artificial como cancerígeno.
A informação foi adiantada pela agência Reuters, que conversou com pessoas ligadas à IARC.
Segundo a Reuters, especialistas externos avaliaram que o aspatarme representa potencial perigo levando em conta todas as evidências publicadas.
Não foi adiantada, no entanto, qual a quantidade que pode ser ingerida desse adoçante com segurança.
Importante saber que a informação não foi confirmada pela OMS e ela deverá ficar em sigilo até a publicação do resultado da pesquisa, em 14 de julho.
O aspartame é um aditivo alimentar criado para substituir o açúcar comum e é usado em produtos como a Coca-Cola Zero e em chicletes da marca Mars.
Em maio, a OMS publicou que não recomenda o uso de adoçantes para controle de peso ou para reduzir o risco de doenças não transmissíveis.
Segundo uma revisão sistemática de evidências, a organização analisou que os adoçantes não possuem nenhum benefício a longo prazo na redução da gordura corporal em adultos ou crianças.
Riscos do adoçante
Os resultados da revisão também mostram que o uso prolongado de adoçantes pode aumentar o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos.
Para haver o controle de peso a longo prazo, a OMS sugere reduzir a ingestão de açúcar, como consumir frutas e outros alimentos naturalmente adoçados, além de alimentos e bebidas sem nenhum tipo de açúcar.
ATENÇÃO: a recomendação da OMS se aplica a todas as pessoas, exceto indivíduos com diabetes pré-existente.