REFRIGERANTE CAUSA CÂNCER? Veja perigos do aspartame e bebidas açucaradas

A IARC (Agência Internacional de Pesquisa sobre o Câncer), braço da OMS (Organização Mundial da Saúde), classificará o aspartame como cancerígeno.

A informação foi adiantada pela agência Reuters, que conversou com pessoas ligadas à IARC.

O que é o aspartame?

IR PARA JC.COM.BR

O aspartame é um aditivo alimentar criado para substituir o açúcar comum e é usado em produtos como a Coca-Cola Zero e em chicletes da marca Mars

De acordo com a Reuters, especialistas externos avaliaram que o aspatame representa potencial perigo levando em conta todas as evidências publicadas.

Não foi dito, no entanto, qual a quantidade que pode ser ingerida desse adoçante com segurança.

Importante saber que a informação não foi confirmada pela OMS e ela deverá ficar em sigilo até a publicação do resultado da pesquisa, em 14 de julho.

Refrigerante causa câncer colorretal?

IR PARA JC.COM.BR

Além da análise da IARC, uma pesquisa publicada no Gut associa o alto consumo diário de bebidas açucaradas a um risco de câncer colorretal (de intestino).

O trabalho científico conclui que há um aumento de 16% na probabilidade de desenvolver o tumor a cada porção (350 ml) diária de bebida açucarada consumida por mulheres adultas.

Já em jovens e adolescentes, os prejuízos à saúde do consumo regular de refrigerantes é ainda maior: cada porção diária eleva em 32% o risco de ter câncer colorretal antes dos 50 anos

Os pesquisadores de Harvard consideraram como alto consumo ingerir diariamente duas ou mais porções de bebidas açucaradas, como refrigerantes, energéticos, isotônicos, chás gelados e sucos.

IMPORTANTE:

A pesquisa foi observacional e, por isso, não pode estabelecer que tomar refrigerante e outras bebidas açucaradas cause câncer colorretal, apenas existe uma associação.

IR PARA JC.COM.BR

*As informações são da coluna VivaBem do UOL.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories