Veja o que a creatina faz no corpo
Em alta no mercado de suplementos, a creatina é o item mais buscado pelos brasileiros que querem ganhar massa muscular e melhorar o seu rendimento esportivo. É o que aponta a edição de março do Radar Simplex, levantamento criado pela startup franco-brasileira Simplex.
O suplemento está no ranking dos 10 produtos mais desejados, mas ainda é motivo de dúvidas pelos consumidores em relação às funcionalidades, dosagens e efeitos.
O nutricionista clínico e esportivo Dereck Oak explica que poucas pessoas sabem que a creatina é uma substância naturalmente presente no corpo humano e ainda há muita mistificação em seu uso.
Onde encontrar a creatina?
A substância está presente em fontes de proteínas animais como carne vermelha e peixe e segundo o Dereck Oak, é possível consumir creatina suficiente a partir de uma dieta equilibrada, mas, no caso de atletas que buscam melhorar seu desempenho, a suplementação é benéfica.
Trata-se de um composto químico que tem se tornado sinônimo de melhores resultados no ganho de massa magra. Ela é usada por um grande número de esportistas justamente por trazer muitos benefícios na execução de atividades físicas. Ela é sintetizada no fígado, nos rins e no pâncreas.
Mito da creatina:
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a suplementação da creatina não traz riscos renais e hepáticos. No entanto, é importante sempre consultar um profissional de saúde antes de tomar qualquer suplemento.
Mito da creatina:
Outro mito no uso da creatina é que seu uso leva a um aumento de peso. "Algumas pessoas acham que o uso da creatina engorda, mas o que acontece é a retenção de líquidos, pois a substância ‘envia’ água para dentro da célula. Mas este é um efeito temporário e não causa danos à saúde", finaliza o nutricionista.
Além dos benefícios para os atletas profissionais e amadores, uso clínico do suplemento de creatina, também é utilizada em idosos e indivíduos na UTI, já que o ganho de tônus e capacidade muscular são evidentes em quem faz o uso da substância.
1- Aumento de força e potência;
2- Fortalecimento dos ossos;
3- Melhora o funcionamento do metabolismo;