CHÁ PARA GORDURA NO FÍGADO: Descubra quais são os 4 MELHORES CHÁS para DIMINUIR a GORDURA NO FÍGADO
O que é gordura no fígado?
Popularmente conhecida como gordura no fígado, a Esteatose hepática é um problema de saúde que acontece quando células de gordura infiltram as células do fígado.
É normal que haja a presença de gordura no fígado, o problema só acontece se o índice chegar a 5% ou mais. Nesse caso, o quadro deve ser tratado o mais rápido possível.
Perigos da gordura no fígado
A gordura no fígado, se não for tratada corretamente, pode causar uma inflamação no órgão que é capaz de evoluir para quadros mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado.
Pessoas sedentárias, com obesidade e que fazem consumo de álcool (mesmo que não seja regular), têm mais tendência a desenvolver Esteatose hepática.
Chás para gordura no fígado
Veja a seguir quatro chás que ajudam a diminuir a gordura no fígado:
1. Chá verde
Estudos mostram que o chá verde, cientificamente conhecido como Camellia sinensis, possui compostos fenólicos na sua composição, como a epigalocatequina.
Esse composto tem propriedades antioxidantes, ajudando a diminuir o colesterol ruim e os triglicerídeos, que podem se acumular no fígado, causando ou piorando o grau de fígado gorduroso.
2. Chá de alho com limão
O alho possui alicina na sua composição, tendo ação antioxidante e ajudando a reduzir os níveis de colesterol ruim e de triglicerídeos.
Dessa forma, o chá de alho com limão ajuda a reduzir o risco de acúmulo de gordura no fígado.
3. Chá de gengibre, cacau e canela
O chá de gengibre, cacau e canela tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes que reduzem os danos causados pelos radicais livres nas células do fígado.
Além disso, melhora os níveis das enzimas hepáticas ALT e AST, melhora a resistência à insulina e reduz o acúmulo de gordura no fígado.
4. Chá de alcachofra
Rico em antioxidantes como cinarina e silimarina, o chá de alcachofra ajuda a proteger o fígado de danos causados pelos radicais livres.
Além disso, ele estimula o crescimento de novas células saudáveis no fígado, ajudando a combater o acúmulo de gordura no fígado.