O acidente vascular cerebral (AVC) ocorre quando o fornecimento de sangue ao cérebro é interrompido devido a um coágulo sanguíneo ou a uma ruptura de um vaso sanguíneo.

Os sintomas de um AVC podem variar dependendo da área do cérebro afetada, mas alguns dos sintomas comuns incluem:

1. Fraqueza ou dormência súbita em um lado do corpo:

Isso pode afetar o rosto, braço ou perna de um lado do corpo. A pessoa pode sentir fraqueza ou incapacidade de mover-se normalmente.

IR PARA JC.COM.BR

2. Dificuldade na fala:

A pessoa pode ter dificuldade para falar ou entender a fala de outras pessoas. A fala pode estar arrastada, confusa ou incoerente.

3. Problemas de visão:

Pode ocorrer perda súbita de visão em um ou ambos os olhos, visão turva, visão dupla ou dificuldade em enxergar em geral.

4. Tontura ou perda de equilíbrio:

A pessoa pode sentir tonturas, falta de coordenação ou dificuldade em manter o equilíbrio.

5. Dor de cabeça súbita e intensa:

Um AVC pode ser acompanhado por uma dor de cabeça severa e inexplicável, muitas vezes descrita como a pior dor de cabeça da vida da pessoa.

6. Confusão ou alterações no estado mental:

A pessoa pode apresentar confusão, dificuldade em compreender ou lembrar informações, mudanças repentinas de humor ou comportamento.

IR PARA JC.COM.BR

Em caso de suspeita, identifique os sinais de um possível AVC é através do método chamado "SAMU AVC". Essa abreviação auxilia na observação de sintomas específicos:

1. S de sorriso:

Peça ao paciente para sorrir. Se houver uma assimetria facial ou uma deformidade na rima labial, pode ser um sinal de desvio causado pelo AVC.

2. A de abraço:

Solicite ao paciente que abrace algo ou levante os braços. Se ele apresentar fraqueza ou falta de força para realizar esses movimentos, isso pode indicar um possível AVC.

3. M de música:

Peça ao paciente para cantar ou assobiar uma música simples. Se ele tiver dificuldade em executar essas ações ou se a fala estiver alterada, isso pode ser um sinal de alerta para um possível AVC.

4. U de urgência:

Se algum desses sinais estiver presente, é fundamental acionar imediatamente o SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, ou levar a pessoa diretamente para o hospital.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories