PIGARRO NA GARGANTA PODE SER CÂNCER? veja os 6 principais SINTOMAS e SINAIS DE ALERTA do CÂNCER DE GARGANTA e saiba como é feito o DIAGNÓSTICO e TRATAMENTO
CÂNCER DE GARGANTA
A laringe é um órgão em forma de pirâmide constituído por cartilagens, músculos e membranas. Os tumores malignos podem surgir em qualquer região da laringe, mas 60% deles se desenvolvem na glote. O tipo mais comum é o carcinoma das células escamosas, com predominância entre os 50 e 70 anos.
FATORES DE RISCO
Os principais fatores de risco para o câncer de laringe são o cigarro e o álcool. A associação entre tabagismo e uso habitual de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente o risco de desenvolver a doença.
DIAGNÓSTICO
O diagnóstico do câncer de laringe considera os sintomas, o histórico do paciente, se é ou foi fumante e usuário habitual de álcool. Exames de imagem como a laringoscopia direta e indireta para visualizar a região afetada são importantes para o diagnóstico.
Veja a seguir os 6 principais sintomas e sinais de alerta do Câncer de Garganta:
2) Dor de garganta persistente
3) Dificuldade para engolir
4) Sensação de um corpo estranho na altura do pescoço
5) Alteração na qualidade da voz
TRATAMENTO
O tratamento do câncer de laringe leva em consideração o estágio da doença e conta com os seguintes recursos: quimioterapia, radioterapia e cirurgia. Quanto antes for feito o diagnóstico, maiores serão as chances de cura que podem atingir índices superiores a 90% nos quadros iniciais.