SÍNDROME DE STEVENS-JOHNSON: saiba O QUE É a DOENÇA GRAVE e RARA que a ESPOSA de FRANK AGUIAR foi diagnosticada
CAROL SANTOS
Recentemente, a esposa do cantor Frank Aguiar, Caroline Santos, fez um desabafo nas redes sociais sobre uma doença de pele rara, que a deixou 10 dias internada na UTI.
RELATO NO INSTAGRAM
Caroline compartilhou o momento difícil que passou e a sua recuperação, em uma postagem na segunda-feira (3), celebrando seus 31 anos, após experiência em ser diagnosticada com a doença grave e disse que "achou que ia morrer".
SÍNDROME DE STEVENS-JOHNSON
A Síndrome de Stevens-Johnson, doença na qual Caroline foi diagnosticada, é desencadeada pela reação do nosso organismo a certos medicamentos, como antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e medicações para epilepsia.
MARCAS NO CORPO
Caroline compartilhou as imagens fortes das feridas vermelhas e marcas de descamação pelo seu pescoço, boca, costas, tórax e todo o rosto.
SINAIS INICIAIS
Antes mesmo do aparecimento da erupção cutânea, entre um e três dias, alguns pacientes podem apresentar sinais precoces da síndrome, que incluem: febre, dor e inflamação na boca e garganta, fadiga e sensação de queimação nos olhos.
SINTOMAS
Os primeiros sintomas, que são: cansaço, dor muscular e dor de cabeça, que rapidamente são acompanhados de lesões avermelhadas, que se espalham no corpo inteiro, podem surgir duas a seis semanas após o início do tratamento.
FATORES DE RISCO
Pessoas que possuem parente próximo que já teve a síndrome de Stevens-Johnson ou que já têm o sistema imunológico enfraquecido - por exemplo, devido a condições como HIV ou AIDS, ou fazem tratamentos como quimioterapia, tem uma maior probabilidade de desenvolver a doença.
DOENÇA EM CRIANÇAS
Em crianças, o Stevens-Johnson pode ser desencadeado por infecções como resfriado ou gripe, feridas e pela mononucleose infecciosa, uma doença causada pela infecção pelo vírus EBV.
TRATAMENTO
O tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível, no hospital, geralmente em uma unidade de terapia intensiva.
CUIDADOS MÉDICOS
O médico deve fazer a administração de fluidos por via intravenosa para prevenir desidratação, além da aplicação de cremes e curativos para hidratar e proteger a pele e de analgésicos para ajudar a aliviar qualquer dor.