CHÁS PARA DORMIR: conheça os 7 chás INFALÍVEIS para acabar com a insônia
Com as demandas cada vez mais intensas do cotidiano, o estresse, a ansiedade e as preocupações, nem sempre é simples relaxar e ter uma noite de sono tranquila.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% dos indivíduos no Brasil sofrem com algum tipo de distúrbio do sono.
Especialistas da Universidade de São Paulo (USP) indicam que, durante o período da pandemia, esse problema se agravou, uma vez que o medo e a angústia se tornaram mais presentes em nossa vida.
Como resultado, a busca por métodos que promovam o bem-estar, como o consumo de chás relaxantes e a prática de meditação, aumentou.
Conheça algumas opções de chás para combater a insônia:
1. Chá de Camomila
A camomila é amplamente utilizada para acalmar, sendo recomendada tanto em situações de estresse quanto de insônia.
2. Chá de capim-limão
O capim-limão, conhecido por aliviar dores estomacais, também possui propriedades calmantes que auxiliam no relaxamento dos nervos e músculos.
3. Chá da Folha do maracujá
O maracujá é uma fruta conhecida por possuir efeito calmante e, quando consumido na forma de chá, ajuda a combater a insônia e promover uma boa noite de sono.
4. Chá de Valeriana
De acordo com várias pesquisas, a valeriana libera substâncias que aumentam a quantidade de GABA, um neurotransmissor responsável por inibir o sistema nervoso, contribuindo para o relaxamento.
5. Chá de Erva-Cidreira
Segundo estudos, essa planta parece impedir a degradação do GABA no cérebro, potencializando o efeito desse neurotransmissor, cuja principal função é relaxar o sistema nervoso.
6. Chá de Alface:
Esse chá é considerado uma opção segura para ser utilizado em crianças com mais de 6 meses. Além disso, pode ser consumido durante a gravidez.
7. Chá de Lavanda
A lavanda é uma planta medicinal comprovadamente sedativa, relaxante, calmante e ansiolítica, que auxilia no combate à ansiedade, que podem causar insônia ou dificuldades para dormir.
ATENÇÃO
Plantas medicinais podem ajudar no tratamento de doenças, mas devem ser usadas com orientação, pois também podem causar danos à saúde.