Veja 5 vitaminas para fortalecer os cabelos
As vitaminas atuam direta ou indiretamente na promoção da saúde dos fios. Elas proporcionam este benefício por meio da hidratação do couro cabeludo, da eliminação dos radicais livres, entre outros processos.
Quais são as vitaminas boas para fortalecer o cabelo?
1- Vitamina A:
Também conhecida como retinol, a vitamina A ajuda a reduzir a produção de sebo, deixando o couro cabeludo menos oleoso. Além disso, a deficiência nutricional dela pode levar à queda de cabelo.
2- Vitaminas do complexo B:
Este grupo de vitaminas desempenham diversas funções essenciais para a saúde do organismo, incluindo-se aqui os cabelos. A que mais se destaca neste quesito é a biotina (vitamina B7), pois sua deficiência pode causar a queda de cabelo e a suplementação ajuda no crescimento.
3- Vitamina C:
Os radicais livres são moléculas instáveis capazes de causar danos celulares, sendo que o excesso pode deixar o cabelo enfraquecido e sem brilho. A vitamina C entra neste contexto, pois ela é um antioxidante capaz de neutralizar e eliminar os radicais livres.
4- Vitamina D:
Estudos apontam que existe um possível correlação entre a deficiência desta vitamina e a gravidade de casos de alopecia areata, que é uma condição caracterizada pela queda de cabelo. Além disso, ela também participa da estruturação de novos folículos capilares, que produzem fios de cabelo.
5- Vitamina E:
Assim como a vitamina C, este nutriente é um poderoso antioxidante, prevenindo o enfraquecimento e perda de brilho no cabelo causados pelos radicais livres. Além disso, a sua suplementação pode melhorar o crescimento dos fios.
Qual é a melhor vitamina para o cabelo parar de cair?
As vitaminas B7 (biotina), C e D são as melhores para fazer o cabelo parar de cair. A deficiência destes três nutrientes está relacionada com o desenvolvimento da alopecia, que é uma condição caracterizada pela queda repentina e excessiva de cabelo.
A biotina ajuda na saúde do cabelo por ter relação com o processo de produção da queratina, que é a proteína responsável pela estruturação e composição dos fios.
Já a vitamina C previne a queda de cabelo de forma indireta, porque o seu benefício é a melhora da absorção do ferro.
No entanto, vale alertar mais uma vez que a consulta com um médico é o caminho mais recomendado antes de incluir qualquer suplemento alimentar em sua dieta.
A questão principal do acompanhamento médico é entender as suas necessidades nutricionais, que variam por conta de diversos fatores e contextos.
Todas as informações desta matéria foi do site Mantecorp Skincare.