Saiba as ervas que têm de fato propriedades que ajudam no processo de emagrecimento
Existem muitos estímulos que reforçam a ideia de um peso ideal, principalmente quando falamos nas dietas radicais que prometem de forma rápida aquele corpo da revista.
Mas antes de qualquer coisa, é preciso se atentar bem menos às medidas e bem mais à saúde e ao bem-estar. É preciso levar em consideração também as particularidades de cada pessoa, visto que cada uma responde de um jeito aos tratamentos para perder peso.
Os chás são unânimes nas dietas para emagrecimento. Não é à toa, afinal algumas ervas têm de fato propriedades que ajudam nesse processo.
Segundo o livro Desmistificando dúvidas sobre Alimentação e Nutrição, o chá verde é uma árvore de pequeno porte. E os principais tipos de chás provenientes dessa espécie são derivados de seu processamento (grau de fermentação), sendo eles os chás verde, branco, amarelo, vermelho e preto.
Entre as propriedades da erva estão:
As ações antioxidantes, termogênicas, anti-inflamatórias, antiateroscleróticas, hipocolesterolêmicas, hipoglicemiantes e anticancerígenas.
Ainda segundo a publicação, as substâncias presentes nos chás verde, branco, amarelo, vermelho e preto auxiliam na redução da gordura corporal e na diminuição do peso corpóreo.
O chá de hibisco, por exemplo:
Estudos têm demonstrado efeitos terapêuticos, como: diurético. E essa ação pode auxiliar na redução da retenção de líquidos e do inchaço de membros inferiores e superiores.
Este efeito pode influenciar na redução do peso corporal, uma vez que, levando em conta o inchaço, ele pode variar em um aumento de 1 a 6 kg dependendo do seu grau.
Porém, isso não quer dizer que o indivíduo emagreceu com o chá de hibisco e sim que o chá reduziu a retenção de líquidos.
Por esse motivo, o consumo dos chás está sempre relacionado às dietas de emagrecimento.
Mas é importante lembrar que esse hábito deve fazer parte de uma rotina que também inclui alimentação adequada e saudável, além da prática regular de exercícios físicos.
Existem vários fatores que interferem no ganho e na perda de peso, principalmente os hábitos de cada pessoa. Portanto, o acompanhamento por parte de um profissional da saúde, como um nutricionista, é imprescindível.
Informações são todas do Ministério da Saúde.