SINTOMAS DO CÂNCER DE ÚTERO: Saiba quais são os principais SINAIS E SINTOMAS DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO e COMO TRATAR a doença
O câncer de colo de útero:
O câncer de colo de útero também é conhecido como câncer cervical e é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano - HPV (chamados de tipos oncogênicos).
A infecção genital por esse vírus acontece com muita frequência, mas na maioria dos casos, não causa doença. Já em alguns casos, o avanço acontece devido a alterações celulares que podem evoluir para doença.
O câncer de colo de útero é o terceiro mais comum na população feminina, ficando atrás apenas do câncer de mama e do câncer colorretal.
O que aumenta o risco do câncer de colo de útero:
Alguns fatores podem aumentar o risco de desenvolvimento do câncer do colo de útero. Sendo eles:
2. Início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros
3. Uso prolongado de pílulas anticoncepcionais
Como prevenir o câncer de colo de útero?
A prevenção pode ser feitas pela diminuição do risco de contagio de HPV, que pode ser reduzida, parcialmente, pelo uso de preservativos.
A prevenção também pode ser feita com a vacinação contra a HPV. A vacina protege contra alguns tipos de HPV, dentre eles, o 16 e 18, que são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero.
Devido a vacina não proteger a todos os tipos de HPV, é importante que também seja feito o exame preventivo (Papanicolau). O exame deve ser feito regularmente, a partir dos 25 anos.
4 sinais e sintomas do câncer de colo de útero:
Em seu estágio inicial, o câncer de colo de útero não costuma apresentar sinais, devido o seu desenvolvimento lento. Mas nos casos mais avançados alguns sinais e sintomas já podem ser observados.
1. Sangramento ou secreção vaginal
3. sangramento menstrual prolongado
4. Dores e sangramento durante as relações sexuais
O tratamento:
O tratamento para cada caso deve ser avaliado e orientado por um médico. Entre os tratamentos para o câncer do colo do útero estão a cirurgia, a quimioterapia e a radioterapia. O tipo de tratamento dependerá do estadiamento (estágio de evolução) da doença, tamanho do tumor e fatores pessoais, como idade da paciente e desejo de ter filhos.