O chocolate é um dos alimentos mais populares do mundo, tanto que tem uma data específica só para ele, o dia 7 de julho (sexta-feira).
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), o Brasil é o quinto país do mundo que mais consome chocolate. A boa notícia para os "chocólatras", é que o consumo moderado do alimento - principalmente do chocolate mais amargo - pode trazer diversos benefícios para a saúde.
Os principais nutrientes existentes dentro do grão de cacau são: gorduras, carboidratos, proteínas, fibras e minerais. Mas o que o torna realmente benéfico para a nossa saúde são seus princípios bioativos.
A psicóloga e docente do Instituto de Educação Médica (IDOMED), Eniana Pacheco, afirma que os benefícios só estão relacionados aos chocolates amargos e meio amargos (acima de 40% de cacau na composição) consumidos com moderação e não devem passar de 25 gramas por dia.
Benefícios do chocolate amargo:
1- Quem consome tem menos probabilidade de relatar sintomas de depressão:
Segundo estudo publicado na revista Depression & Anxiety, as pessoas que consumiram chocolate amargo durante dois períodos de 24 horas tiveram 70% menos probabilidade de relatar sintomas de depressão do que os que não comeram chocolate.
O efeito positivo se dá porque o cacau é rico em triptofano
É um aminoácido que ajuda o sistema nervoso central a equalizar a produção de serotonina, que é um neurotransmissor responsável pela regulação do humor, do sono, da libido, da ansiedade, apetite e até da temperatura corporal. Pessoas acometidas por depressão tem uma desregulação nesses neurotransmissores.
2- Benéfico para a saúde do coração:
Contribui para a saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças do coração.
3- Rico em fonte de minerais, como magnésio, ferro e zinco, e de antioxidantes:
São conhecidos por combaterem os radicais livres e ajudarem a proteger o nosso organismo contra danos celulares.
4- Alimento rico em polifenóis:
Um tipo de antioxidante e sua ação ajuda pode proporcionar um efeito calmante e relaxante promovendo uma sensação de bem-estar, aliviando os sintomas da ansiedade e até melhorando o humor.
O especialista, no entanto, destaca que apesar dos benefícios do chocolate, ele não deve ser considerado como a solução definitiva para os distúrbios.
. "Tanto a depressão quanto à ansiedade devem ser tratadas em diversas frentes como psicoterapia, alimentação balanceada e saudável, exercícios físicos, apoio interpessoal-afetivo e, em alguns casos, com medicamentos", complementa Eniana Pacheco.
5- Leva a melhorias de curto e longo prazo na atenção, na memória e na concentração;
6- Efeito antioxidante e anti-inflamatório devido a alta concentração de flavonoides;
7- Capacidade de melhorar a saúde dos vasos sanguíneos e até de reduzir a pressão arterial.
Cuidado:
O consumo exagerado também pode provocar problemas pontuais, como enjoos, refluxo, tonturas e diarreia".