ÁCIDO ÚRICO É PERIGOSO?
Saiba o que fazer quando os níveis estão ALTOS
SOBRE O ÁCIDO ÚRICO
É um composto químico formado do resultado da quebra de moléculas da purina, substância encontrada no organismo e em alguns alimentos.
ONDE É PRODUZIDO?
O ácido úrico é produzido no fígado em maior quantidade e excretado pelos rins. Porém, se os níveis de ácido úrico estiverem altos, pode acarretar em alguns problemas de saúde.
CRISTAIS DE URATO DE SÓDIO
Níveis altos de ácido úrico provocam a formação de cristais de urato de sódio, um sal orgânico resultante da degradação da purina. Esse sal vai direto para as articulações e tecidos circundantes.
DORES NAS ARTICULAÇÕES
A formação desses cristais dão origem a gota, um tipo de artrite inflamatória que causa dor intensa, inchaço e vermelhidão, geralmente nos pés. Outras áreas como joelhos, dedos das mãos e pulsos também podem ser afetados.
FATORES QUE CONTRIBUEM COM O ÁCIDO ÚRICO ALTO
DIETA RICA EM PURINAS
Alimentos como carne vermelha, frutos do mar, vísceras, bebidas alcoólicas (em especial a cerveja) e alimentos com açúcar podem causar aumento dos níveis de ácido úrico.
PROBLEMAS RENAIS
Os rins desempenham um papel essencial na eliminação do ácido úrico do organismo, portanto, se houver algum problema renal, os níveis de ácido podem aumentar.
PROCURE UM MÉDICO!
Nem todas as pessoas com níveis elevados de ácido úrico desenvolvem os sintomas ou complicações. Nos primeiros sinais de dor, inflamação ou outro sintoma, sempre procure um médico para obter um diagnóstico adequado.
O QUE FAZER COM ÁCIDO ÚRICO ALTO?
Saiba o que fazer para reduzir os níveis de ácido úrico no organismo.
DIETA EQUILIBRADA
Uma dieta adequada pode ajudar a controlar os níveis de ácido úrico. É recomendado evitar alimentos ricos em purinas, como carne vermelha, frutos do mar, vísceras, bebidas alcoólicas, além de reduzir o consumo de alimentos açucarados e com alto teor de gordura.
MANTENHA-SE HIDRATADO (A)
Beber bastante água ajuda a diluir o ácido úrico e estimula sua excreção pelos rins. Recomenda-se beber de 8 a 10 copos de água por dia, a menos que haja alguma restrição médica.
EVITE O CONSUMO EXCESSIVO DE ÁLCOOL
O álcool pode interferir no metabolismo do ácido úrico e aumentar seus níveis. É aconselhável limitar ou evitar o consumo de álcool, especialmente cerveja e destilados.