A importância de escovar os dentes
Muitas pessoas conhecem a importância de escovar os dentes após as principais refeições do dia. No entanto, esse momento tão importante para nossa saúde pode acabar sendo ignorado por uma varidade de fatores, como o cansaço na hora de dormir, por exemplo.
Apesar disso, vale ressaltar que as pessoas que não costumam escovar os dentes da forma correta podem desenvolver problemas de saúde bucal.
Problemas de saúde bucal desenvolidos por não escovar os dentes
Dormir sem escovar os dentes pode causar diversos problemas bucais. Saiba quais são os 5 principais problemas de saúde bucal a seguir.
1. Placa bacteriana
A placa bacteriana é uma película pegajosa que se forma nos dentes e contém bactérias que produzem ácidos prejudiciais ao esmalte dental, resultando em cáries.
2. Mau hálito
Dormir sem escovar os dentes também pode resultar em mau hálito, pois as bactérias presentes na boca produzem compostos de cheiro desagradáve
3. Cáries
A cárie é um dano nos dentes causado por ácidos produzidosnaturalmente pela placa bacteriana (biofilme). As bactérias produzem o ácido que destrói o esmalte dos dentes após consumir restos de alimentos, principalmente açúcar. Por isso, escovar os dentes é importante para remover estas bactérias.
4. Gengivite
A falta de escovação permite que as bactérias se multipliquem e causem inflamação nas gengivas, levando à gengivite.
5. Doença periodontal
A gengivite pode evoluir para uma doença periodontal mais grave, que afeta os tecidos de suporte dos dentes e pode levar à perda dentária.
Como escovar os dentes de forma correta?
É necessário escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, após as refeições principais, ou seja, após o café da manhã e antes de dormir. Além disso, é recomendado utilizar o fio dental diariamente e fazer uso de enxaguante bucal, seguindo as orientações do dentista.
Portanto, escovar os dentes é uma prática fundamental para manter uma boca saudável, prevenir doenças dentárias e promover uma boa saúde geral.
Consulte o dentista
Pessoas com a saúde bucal em dia devem visitar o médico dentista ao menos uma vez a cada seis meses. Caso algum sintoma adverso tenha sido percebida, o dentista deve ser procurado antes deste período.