DONA DO SUBMARINO TITAN SUSPENDE TODAS AS ATIVIDADES
A OceanGate Expeditions, empresa responsável pelo submarino que implodiu durante expedição aos destroços do Titanic, anunciou nesta quinta-feira (6), a suspensão de todas as suas atividades.
OCEANGATE EMITE COMUNICADO
Em comunicado, a companhia afirma que cancelará as expedições para fins de pesquisa científica, e também, as operações comerciais, como por exemplo, a viagem com turistas à bordo do submarino, que resultou na morte de cinco passageiros, no final do mês passado.
"A OceanGate suspendeu todas as operações comerciais e de exploração", diz a empresa no topo do seu site oficial.
OCEANGATE AINDA NÃO HAVIA SE PRONUNCIADO
Desde o caso do submarino Titan, a empresa ainda não havia informado se continuaria com suas operações.
FUTURO INCERTO
No comunicado, contudo, a OceanGate também não afirma se, em algum momento, retomará as atividades, nem se participará das investigações que estão em curso, pelas Guardas Costeiras dos Estados Unidos e do Canadá.
RELEMBRE O CASO
No dia 18 do mês passado, uma expedição de turismo para ver os destroços do famoso Titanic, à bordo de um submarino, chamado Titan e operado pela empresa norte-americana OceanGate Expeditions, desapareceu no Oceano Atlântico.
DESTROÇOS DO TITANIC
Os destroços do Titanic estão localizados a cerca de 700 km ao sul de St John's, Newfoundland, no Canadá.
18 DE JUNHO
Depois de uma hora e 45 minutos de descida, até os restos do Titanic, o submarino perdeu comunicação.
19 DE JUNHO
Por volta das 14h, a Guarda Costeira dos Estados Unidos anuncia que estavam "procurando por um submarino de pesquisa canadense". Os tripulantes Hamish Harding e Paul-Henry Nargeolet foram identificados como viajantes da expedição.
20 DE JUNHO
Às 11h40, a França se aliou as buscas. O empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman também foram identificados.
21 DE JUNHO
A Guarda Costeira dos Eua capturou ruídos que poderiam ser do submarino. As autoridades também divulgaram as primeiras fotos das buscas. Havia uma estimativa de que o oxigênio da embarcação acabasse na manhã deste dia.
22 DE JUNHO
A Guarda Costeira dos Estados Unidos informou que os destroços do submarino foram encontrados. A OceanGate, empresa responsável pelo submarino Titan, confirmou que todos os passageiros morreram, e a hipótese é de que tenha acontecido uma implosão.
QUEM FORAM AS VÍTIMAS?
Na tripulação do submarino que implodiu, no total, estavam cinco passageiros a bordo: o empresário britânico Hamish Harding, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Daw, Paul-Henri Nargeolet, mergulhador francês e especialista nos destroços do Titanic e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, a empresa que opera o submarino.