QUANDO O ÁCIDO ÚRICO É CONSIDERADO ALTO?
Saiba os VALORES, PRINCIPAIS SINTOMAS E TRATAMENTOS
Sobre o ácido úrico
O ácido úrico é um composto químico resultante da quebra de moléculas da purina, substância encontrada naturalmente nos ossos e em alguns alimentos.
Produção do ácido úrico
Ele é produzido no fígado e excretado pelos rins. Porém, níveis altos de ácido úrico no sangue, a chamada hiperuricemia, pode causar alguns problemas de saúde.
ÁCIDO ÚRICO ALTO
Os níveis elevados do ácido podem levar a formação de cristais de urato de sódio nas articulações e tecidos ao redor destas.
Gota
Esses cristais dão origem a doença chamada "gota", que é um tipo de artrite inflamatória que causa dor intensa e vermelhidão nas articulações. Geralmente as dores são nos dedões dos pés, mas há casos de dores nos dedos das mãos e joelhos.
QUANDO O ÁCIDO ÚRICO E CONSIDERADO ALTO?
Para medir os níveis de ácido úrico no organismo, é necessário que um médico especializado solicite um exame de sangue e urina.
Valores ideais
No sangue, o ideal é que o valor médio do ácido úrico esteja entre 2,5 a 3 mg/dL para ser considerado saudável.
Valores altos
Segundo especialistas, os valores de ácido úrico não estar acima de 7 mg/dL.
Fatores que contribuem para aumentar os níveis de ácido úrico
1. Dieta rica em purinas
Alimentos ricos em purinas como carne vermelha, frutos do mar e bebidas alcóolicas tendem a aumentar os níveis de ácido úrico no organismo.
2. Problemas renais
Os rins desempenham um papel fundamental na excreção de ácido úrico do organismo. Sem estarem funcionando bem, os níveis automaticamente aumentam.
Atenção!
Vale destacar que nem todas as pessoas que possuem ácido úrico alto vão desenvolver os sintomas ou complicações relatados. Procure um médico antes de realizar qualquer tentativa de tratamento!