MENOPAUSA: saiba consequências e alimentos que ajudam a diminuir os efeitos da menopausa
Durante a meia-idade, as mulheres passam pela interrupção fisiológica do ciclo menstrual, também conhecida como menopausa.
Esse declínio hormonal pode acarretar ondas de calor, insônia, sensação de inchaço, dores de cabeça e no corpo, fadiga, problemas com a memória, entre outros.
Além disso, a alteração em sua saúde deixa a mulher mais propensa a desenvolver pré-diabetes, aumentar o triglicérides e o colesterol e acumular gordura no fígado.
Por conta disso, é essencial seguir uma alimentação nutritiva, capaz de atenuar os sintomas da menopausa e auxiliar no processo de desinflamação do corpo.
Alimentos para consumir durante a menopausa:
Fonte: Portal IG
A cúrcuma é um anti-inflamatório natural, combate as dores articulares e ajuda a regular o metabolismo.
O orégano melhora a imunidade e ajuda a prevenir e tratar a candidíase, muito comum na mulher na menopausa.
A salsinha auxilia na digestão, combate a formação excessiva de gases, é diurética e ajuda a eliminar a retenção de líquidos.
Alimentos de coloração roxa
Exemplos: beterraba, repolho roxo, cebola roxa, uva, açaí, mirtilo, amora, berinjela...
Ricos em antocianinas, os antioxidantes específicos que vão atuar durante o climatério e a menopausa, esses alimentos ajudam na desinflamação.
Atenção:
Este webstory não substitui uma consulta médica. Caso esteja passando pela menopausa, é imprescindível a busca por um profissional de saúde capaz de dar as devidas orientações!