Conheça 7 alimentos que quem tem pressão alta deve evitar consumir

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.

A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.

IR PARA JC.COM.BR

O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.

Quais alimentos hipertensos não podem comer?

Alguns alimentos podem ser considerados vilões das dietas para hipertensos.

1- Alimentos ricos em sal:

É fundamental que pessoas hipertensas reduzam a quantidade de sal (cloreto de sódio) na dieta. Isso porque, ao entrar na corrente sanguínea, essa substância retém água, gerando acúmulo de líquidos dentro dos vasos. Dessa forma, há aumento da pressão arterial.

2- Carnes processadas:

Linguiça, salsicha, bacon e salame são exemplos de carnes processadas que devem ser evitadas pelos hipertensos. Esses tipos de alimentos são fabricados com a adição de açúcar, sal e de outras substâncias, a fim de torná-los mais duráveis e agradáveis para o consumo.

3- Macarrão instantâneo:

O macarrão instantâneo é prejudicial à saúde, visto que tem altas quantidades de glutamato monossódico e de sódio. Esse é um aditivo alimentar usado amplamente para melhorar o sabor dos alimentos que são industrializados. Além disso, esse alimento tem grande quantidade de gordura.

IR PARA JC.COM.BR

4- Alimentos ultraprocessados em geral:

Alimentos e temperos comprados prontos não são indicados no controle da pressão arterial. Isso porque esse tipo de produto tem grandes quantidades de conservantes e de sal. Exemplos: tabletes de caldo de carne (ou legumes) para temperos, refrigerantes, molho de soja ou shoyu e sucos de caixinha.

5- Alimentos em conserva ou enlatados:

O principal problema dos alimentos em conserva — como picles, azeitonas, palmito etc. — é, justamente, a água utilizada para manter a durabilidade dos alimentos, chamada de salmoura. Como o próprio nome indica, caracteriza-se por altas quantidades de sal.

6- Salgadinhos:

Os famosos salgadinhos crocantes, feitos, principalmente, à base de milho ou batata, são facilmente encontrados em pacotes ou latas à venda em diversos lugares. Todavia, eles também são alimentos que os hipertensos não devem comer.

7- Álcool:

Algumas doenças cardiovasculares vêm sendo relacionadas ao consumo de mais de dois drinques diários de álcool. Para os hipertensos, preferencialmente, deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois quando tomadas em grande quantidade, elas podem desregular o controle do medicamento.

Informações da matéria são do Ministério da Saúde e do Blog Amor Saúde.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories