DOENÇA DE CHAGAS: saiba quem é o AGENTE CAUSADOR e como é feita a TRANSMISSÃO e confira tudo sobre o TRATAMENTO e a PREVENÇÃO da doença
DOENÇA DE CHAGAS
A doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi.
SURTO DE DOENÇA DE CHAGAS NA BAHIA
No primeiro semestre deste ano, o Governo da Bahia emitiu um alerta de surto de transmissão oral da doença de Chagas e a confirmação de cinco casos no estado e uma morte.
TRANSMISSÃO
A Doença de Chagas é transmitida pelo inseto popularmente conhecido como barbeiro. As principais formas de transmissão da doença de Chagas são a vetorial e a oral.
TRANSMISSÃO VETORIAL
O barbeiro se alimenta de sangue humano e, ao no picar, geralmente também faz cocô em nossa pele. Aí, ao coçar o local da picada, a pessoa acaba levando as fezes com o parasita até o ferimento, e o T. cruzi entra na corrente sanguínea.
TRANSMISSÃO ORAL
Apesar de a "picada" do barbeiro ser historicamente o principal meio de transmissão da doenças de Chagas, a transmissão oral também tem ocorrido frequentemente: ela pode acontecer quando alguém come alimentos contaminados com o inseto ou com suas fezes. Exemplos clássicos são o açaí e o caldo de cana.
SALADAS E CARNES
Mas a transmissão pode ocorrer também pelo consumo de carne de caça mal-cozida ou até mesmo em uma salada mal-lavada contaminada com as fezes do inseto.
SINTOMAS
Os principais sintomas da Doença de Chagas são: febre prolongada (mais de 7 dias); dor de cabeça; fraqueza intensa; inchaço no rosto e pernas; no caso de picada do barbeiro, pode aparecer uma lesão semelhante a um furúnculo no local.
QUANTO TEMPO PARA OS SINTOMAS APARECEREM?
O período de incubação da doença de Chagas, ou seja, o tempo que os sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é de 3 a 22 dias, se a transmissão for oral. E de 4 a 15 dias, se for vetorial.
DIAGNÓSTICO
Na fase aguda da doença de Chagas, o diagnóstico se baseia na presença de sinais e sintomas sugestivos da doença e na presença de fatores epidemiológicos compatíveis, como a ocorrência de surtos.
ALERTA
Para confirmação laboratorial é necessária a realização de exame de sangue (parasitológico e/ou sorológico, a depender da fase da doença) que é realizado gratuitamente pelo SUS. É importante que você procure um médico para que ele possa solicitar os exames e interpretá-los adequadamente, além de avaliar caso a caso os sintomas e sinais clínicos de cada pessoa.
TRATAMENTO
O tratamento da doença de Chagas deve ser indicado por um médico, após a confirmação da doença. O remédio, chamado benznidazol, é fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, mediante solicitação das Secretarias Estaduais de Saúde e deve ser utilizado em pessoas que tenham a doença aguda assim que ela for diagnosticada.
PREVENÇÃO
A prevenção da doença de Chagas está intimamente relacionada à forma de transmissão e uma das formas de controle é evitar que o inseto "barbeiro" forme colônias dentro das residências, por meio da utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada.