ÓLEO DE RÍCINO CABELO: Veja para que serve o óleo de rícino e se é bom para o cabelo
O óleo de rícino (ou óleo de mamona) é proveniente da semente Ricinus communis. É um líquido viscoso, límpido e amarelado, conhecido como um laxante natural. No entanto, há algum tempo ele vem ganhando a fama como um auxiliar para crescimento dos cabelos, cílios e outros pelos.
A dermatologista Francine Belineti, professora da Escola de Medicina da PUC-PR, aponta que o ativo é muito utilizado em cosméticos para pele e cabelo, principalmente com a finalidade de hidratação, mas que faltam estudos científicos comprovando a maioria dos usos dermatológicos dessa substância.
Como usar o óleo de rícino nos cabelos?
O ideal é usá-lo topicamente, já que se for tomado, terá efeito laxante. Ele pode ser utilizado nos cabelos de forma pura, como um pré-xampu, ou seja, aplicado alguns minutos antes de lavar com o xampu habitual e enxaguado depois. Também pode ser utilizado, em pequena quantidade, como um leave-in, ajudando a selar a cutícula.
Pessoas com cabelos cacheados e crespos podem se beneficiar mais do óleo de rícino aplicado no comprimento do fio, já que estes fios, por não terem uma estrutura regular, tendem a ser mais ressecados nas pontas e manter a oleosidade mais concentrada no couro cabeludo.
Para usar o óleo de rícino na hidratação, pingue algumas gotinhas na máscara de tratamento que você costuma usar. Deixe a mistura agir por 30 minutos e, em seguida, lave bem, retirando por completo os produtos dos fios.
É verdade que o óleo de rícino ajuda no crescimento do cabelo?
Não há evidência científica desses usos do óleo de rícino. "Por ser um produto viscoso, ele acaba promovendo o efeito estético de espessamento, mas não o engrossamento efetivo dos fios", ressalta Belineti.
Óleo de rícino é indicado para quem está com queda de cabelo?
Assim como não há evidência de que ele ajude no crescimento dos cabelos, o mesmo vale para impedir a queda. A queda de cabelo é um problema multifatorial, por isso precisa ser estudada por um dermatologista, para entender os melhores tratamentos para cada pessoa.
"Caso o paciente tenha alguma doença dermatológica que curse com queda e rarefação dos cabelos, a automedicação com o óleo pode retardar o diagnóstico da doença e potencialmente agravar o quadro", alerta Belineti.
Óleo de rícino pode ajudar no combate à caspa?
Também não há evidência desse benefício. A teoria seria de que sua atividade anti-inflamatória poderia ajudar em casos de dermatite seborreica, mas faltam estudos que comprovem esse benefício.
É verdade que o óleo de rícino pode ajudar na hidratação dos fios?
Eis um dos poucos benefícios do óleo de rícino aos cabelos que é embasado. Tanto que ele é utilizado em vários condicionadores, leave-ins e até em tinturas, por exemplo.
Os óleos vegetais penetram muito mais na pele do que os minerais, por exemplo, por isso produtos que os contenham são mais eficientes na nutrição e hidratação dos fios e da pele também. A presença de ômega 6 também ajuda.
Pode dormir com óleo de rícino no cabelo?
Quando aplicado no couro cabeludo, o óleo de rícino deve ser removido totalmente para evitar o efeito oclusivo e piora de algumas dermatoses, como a dermatite seborreica. Ou seja, melhor não dormir com ele aplicado ao couro cabeludo. Deixe por até 30 minutos nos fios e depois lave bem.
Todas as informações da matéria foram do site UOL.