Veja os benefícios e como usar a planta na hidratação do cabelo
Também conhecida como aloe vera, a babosa é uma planta carnuda e quebradiça, possuindo um líquido viçoso, como um gel, no seu interior.
Devido aos seus benefícios para a saúde, ela é consumida em sucos, refeições que combinem com seu gosto amargo e como suplementos. Além disso, também é parte da composição de produtos para pele e cabelos.
Em relação aos efeitos na pele e nos cabelos, ela deixa os fios mais sedosos e a derme mais hidratada. A planta possui uma enorme quantidade de antioxidantes e vitaminas. Por isso, é tão utilizada em loções e cremes, por exemplo.
Lembrando que apenas o extrato da babosa é recomendado como hidratação, pois a planta em sua forma natural pode causar irritação.
Como usar a babosa no cabelo?
Máira Astur, médica-chefe no Ambulatório de Cosmiatria do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ensina uma receita simples:
Como preparar a babosa?
Primeiro corte as folhas com cuidado, abrindo seu interior e juntando o gel que elas contêm —junte o suficiente para ter 2 colheres de sopa (o equivalente a 30 ml). Bata o gel no liquidificador ou misture com um garfo em um pequeno recipiente com um pouco de água (entre 100 e 200 ml).
Aplique a mistura de gel e água no comprimento dos fios secos e limpos, massageando o couro cabeludo e as mechas. Deixe agir por 30 minutos e depois lave com água corrente ou com xampu.
Outro modo de uso é misturar o gel da planta ao condicionador ou máscara de hidratação de uso habitual, na proporção de meio a meio, e aplicar nos fios úmidos e limpos. Deixe essa mistura agindo nos fios de 15 a 30 minutos. Em seguida, é só enxaguar com água corrente.
É verdade que a babosa ajuda na queda de cabelo?
Não necessariamente. Existem diversas causas para a queda de cabelo, portanto é preciso estabelecer primeiro o motivo, para então escolher o melhor tratamento.
Se a queda de cabelo tem como causa uma doença inflamatória, a Aloe vera pode ser usada como anti-inflamatório. No entanto, mesmo esse uso não tem comprovação científica. "São precisos mais estudos para determinar a eficácia", alerta a dermatologista.
A babosa pode ajudar a reduzir a caspa?
Algumas das atividades farmacológicas atribuídas à planta Aloe vera incluem os efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos. Assim, seu uso em xampus e loções pode ajudar na prevenção e controle da dermatite seborreica (caspa) no couro cabeludo.
Outros benefícios da babosa além do capilar:
Ela é considerada uma planta hidratante, rica em água. Logo, ajuda no funcionamento do intestino em casos de constipação. Por ser um anti-inflamatório, antibacteriano e antiviral, essa planta também é capaz de fortalecer o sistema imunológico, evitando o surgimento de problemas de saúde.
Informações são do site UOL e do professor e nutricionista,
Paulo Júnior.