SINTOMAS DE ÁCIDO ÚRICO ALTO:

saiba quais são os PRINCIPAIS SINTOMAS e COMO TRATAR

Sobre o ácido úrico

O ácido úrico é um composto químico e é formado pela quebra das purinas, substâncias encontradas naturalmente em nosso corpo e em certos alimentos.

O ácido úrico é produzido principalmente no fígado e excretado pelos rins. No entanto, níveis elevados de ácido úrico no sangue, conhecido como hiperuricemia, podem levar a problemas de saúde.

NÍVEIS ALTOS

Quando os níveis de ácido úrico estão muito altos, pode ocorrer a formação de cristais de urato de sódio nas articulações e tecidos circundantes. Esses cristais podem resultar em uma doença chamada gota.

IR PARA JC.COM.BR

A gota é um tipo de artrite inflamatória que causa dor intensa, inchaço e vermelhidão nas articulações, mais comumente no dedão do pé.

OUTRAS DOENÇAS

Além da gota, níveis elevados de ácido úrico também podem estar associados a outras condições, como cálculos renais (pedras nos rins) e doenças renais crônicas.

FATORES QUE CONTRIBUEM COM ÁCIDO ÚRICO ALTO

Saiba quais os fatores que contribuem com o aumento do nível de ácido úrico no organismo

Dieta rica em purinas:

Alimentos ricos em purinas, como carne vermelha, frutos do mar, vísceras, bebidas alcoólicas (especialmente cerveja) e alimentos açucarados, podem aumentar os níveis de ácido úrico.

Obesidade:

O excesso de peso está associado a um maior risco de hiperuricemia, uma vez que o tecido adiposo pode levar a um aumento na produção de ácido úrico e uma diminuição na sua eliminação pelos rins.

IR PARA JC.COM.BR

Problemas renais:

Os rins desempenham um papel crucial na excreção do ácido úrico. Se houver um problema renal subjacente, os níveis de ácido úrico podem se elevar.

Medicamentos:

Certos medicamentos, como diuréticos, podem interferir na excreção do ácido úrico pelos rins, levando a um acúmulo no sangue.

TRATAMENTO

O tratamento da hiperuricemia geralmente envolve mudanças na dieta, perda de peso (se necessário), medicamentos para reduzir a produção ou aumentar a excreção do ácido úrico, e gerenciamento de condições subjacentes, como doenças renais. Um profissional de saúde poderá avaliar sua condição individualmente e recomendar a abordagem mais adequada para você.

Genética:

Algumas pessoas têm uma predisposição genética para produzir ou excretar níveis mais elevados de ácido úrico.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories