Saiba 4 hábitos que podem estar causando sua queda de cabelo
A queda de cabelo é um problema muito comum entre as pessoas - tanto para homens, quanto mulheres - e suas causas são diversas. De acordo com a Folha de São Paulo, mais de 50% das mulheres sofrerão com a queda capilar ao longo da vida, enquanto nos homens esse índice é de 80%.
Antes que você se desespere, é importante dizer que a queda de cabelo entre 80 e 140 fios por dia é normal, ok? Afinal, possuímos aproximadamente 150 mil fios de cabelo em nossa cabeça. Sendo assim, se você não ultrapassar esta média, seu cabelo está apenas seguindo o seu ciclo de vida natural.
A queda de cabelo não costuma ser um sinal de problema, já que perdemos uma quantidade razoável de fios por dia. Porém, se você notar um aumento na queda capilar, isso pode ser um indicativo de algum problema de saúde ou mau hábito com os fios.
O nosso cabelo é formado por proteínas - principalmente pela queratina. Sua parte externa é a chamada cutícula capilar e age na proteção e no brilho dos fios. Enquanto o córtex, situado na parte interna, é responsável pela força, permeabilidade e elasticidade dos cabelos.
Sendo assim, qualquer atividade do nosso cotidiano que maltrate essa estrutura capilar pode enfraquecer os fios e deixá-los mais suscetíveis à queda.
Confira 4 hábitos que podem estar causando sua queda de cabelo:
1- Dormir com o cabelo molhado:
Dormir com os fios úmidos, ou manter o couro cabeludo molhado por muito tempo, pode favorecer a proliferação de fungos e bactérias nocivas à saúde dos cabelos e facilitar o surgimento da caspa, além de enfraquecer a raiz e desequilibrar toda a nossa microbiota capilar.
2- Prender o cabelo com muita tensão:
Este costume faz muito mal para os seus fios e couro cabeludo. Isso porque, ao prender o cabelo com muita tensão, você estará quebrando os fios e ainda criando uma pressão desnecessária em sua raiz, o que acaba contribuindo - e muito - para o aumento do número de fios em queda, a chamada alopecia por tração.
3- Uso excessivo de química:
O uso excessivo de produtos químicos no cabelo, como alisantes ou tinturas, pode causar o enfraquecimento progressivo dos fios e, assim, resultar em cabelos mais secos e quebradiços - principalmente na raiz -, o que pode influenciar diretamente no nível de queda de cabelo.
4- Uso constante de chapéus, toucas e capacetes:
O uso constante de chapéus, toucas e capacetes resulta em um efeito muito parecido com a tensão causada por alguns penteados, pois quando há atrito e os fios são tracionados intensamente, a raiz vai sendo machucada e os fios acabam enfraquecendo.
Algumas dicas de como prevenir a queda de cabelo:
Pratique atividades físicas; Mantenha seus fios limpos; Se atente à escova utilizada; Deixe o álcool e o fumo de lado; Opte por produtos específicos; Cuide da sua alimentação.
Melhores alimentos para queda de cabelo:
Peixes; Arroz com feijão. Arroz com feijão.
Vitamina para queda de cabelo pode ajudar?
Nosso organismo depende de vitaminas e nutrientes para se manter forte e saudável, o que pode ser conquistado com uma alimentação balanceada. Porém, quando a queda de cabelo se torna recorrente, pode ser um sinal de necessidade de suplementação.
Confira algumas das principais vitaminas:
As melhores vitaminas para queda capilar segundo Ministério da Saúde, é o ferro, zinco, vitamina D e B12.
Informações foram do site Just For You.