O que é esporotricose?
A esporotricose é um tipo de micose subcutânea, que pode ser contraída por humanos ou animais, através de feridas.
No ano de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo registrou um aumento de 1.342% no número de casos em felinos e humanos.
Os dados revelam que o número de gatos infectados entre 2011 e 2021 subiu de 71 para 1024.
Segundo o Núcleo do Laboratório de Zoonoses e doenças transmitidas, de 2020 para 2021, cerca de 96 pessoas foram infectadas pela doença.
Como começa a doença?
Nos felinos, a doença surge com lesões de secreção úmida, inchaço no nariz, coloração avermelhada que se iniciam na cabeça ou orelhas, mas se espalham rapidamente pelo corpo.
Caso não seja tratada a doença pode evoluir e causar o óbito do animal.
Transmissão:
Segundo o Ministério da Saúde, a doença pode ser transmitida a partir infecção pela implantação do fungo na pele ou mucosa por meio de um trauma decorrente de acidentes com espinhos.
Também sendo transmitida por, palha ou lascas de madeira; contato com vegetais em decomposição; ou arranhadura ou mordedura de animais doentes, sendo, o gato, atualmente, o principal transmissor da doença.
Como se prevenir?
É importante usar luvas e roupas de mangas longas em atividades que envolvam o manuseio de material proveniente do solo e plantas, bem como o uso de calçados em trabalhos rurais. Também tomar cuidado no manuseio de animais que apresentem feridas ou sintomas da doença.
6. Dor nos ossos (semelhante a artrite)
Tratamento:
O tratamento é feito após o diagnóstico médico, podendo durar de três meses até um ano. A doença tem cura e o tratamento é feito com medicamentos que são disponibilizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS)