SINTOMAS DE DEMÊNCIA: Veja 8 sintomas de alerta para a doença
No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas vivem com alguma forma de demência. A expectativa é que esses números tripliquem até 2050. Segundo estimativas do projeto Global Burden of Disease, os números poderão chegar a mais de 150 milhões, devido ao envelhecimento da população.
A demência pode ser definida como a perda lenta e progressiva das funções mentais que afeta atividades do cérebro como a memória, o pensamento e a capacidade de aprender, sendo especialmente comum em idosos.
Essa doença pode ser causada por diversos fatores, como idade e condições genéticas, mas geralmente está associada a outras enfermidades, sendo Alzheimer a mais comum delas, responsável por mais de 60% dos casos de demência.
2- Problemas no uso da linguagem;
4- Comportamentos inapropriados em público;
Pelo fato de os sintomas iniciais serem muito sutis, é comum que exista atraso no diagnóstico, o que pode levar a um avanço mais rápido da doença.
Em condições mais graves, pacientes podem desenvolver:
5- Incapacidade de falar;
6- Dificuldade para andar;
7- Limitação para executar tarefas básicas;
8- Incapacidade de sair da cama.
Existem maneiras de melhorar a qualidade de vida das pessoas com demência e de seus familiares. No entanto, por ser uma doença progressiva e atualmente sem cura, a prevenção se torna ainda mais relevante.