PROTEÍNA DE SOJA BENEFÍCIOS E MALEFÍCIOS:
conheça 7 benefícios do consumo da próteína de soja e seus malefícios
Sobre a proteína de soja
A proteína de soja é uma proteína vegetal derivada da soja, uma leguminosa que é amplamente cultivada em todo o mundo.
Fonte de proteínas
É uma fonte de proteínas de alta qualidade e é utilizada como alternativa às proteínas animais em muitas dietas vegetarianas e veganas.
Proteína de soja
A proteína de soja é extraída dos grãos de soja e processada para remover os carboidratos e as gorduras, deixando principalmente proteínas. Essa proteína é conhecida pelo seu perfil de aminoácidos completo,ou seja, possui aminoácidos que o corpo humano não consegue produzir por si só e que devem ser obtidos através da alimentação.
Tipos de proteína de soja
Existem diferentes formas de proteína de soja disponíveis no mercado: o isolado de proteína de soja e o concentrado de proteína de soja. O isolado de proteína de soja é o mais refinado e contém uma concentração mais alta de proteínas, enquanto o concentrado de proteína de soja tem uma concentração ligeiramente menor
Onde é utilizada a proteína de soja?
A proteína de soja é usada em uma variedade de produtos alimentícios, como bebidas e shakes proteicos, barras energéticas, substitutos de carne, laticínios não lácteos e alimentos processados
Confira 7 BENEFÍCIOS do consumo da proteína de soja e seus MALEFÍCIOS
1. Protege o coração
A soja é rica em saponinas, antioxidantes (isoflavonas) e fibras, compostos que, em conjunto, ajudam a diminuir o colesterol total, o LDL e os triglicerídeos, prevenindo o surgimento de doenças cardiovasculares, como AVC, aterosclerose e a hipertensão arterial.
2. Aliviar os sintomas da menopausa
As isoflavonas presentes na soja possuem uma estrutura e atividade semelhante ao hormônio estrogênio, fazendo com que auxilie na regulação dos níveis deste hormônio.
3. Previne alguns tipos de câncer
A soja contém genisteína, que possui ação antioxidante e antitumoral, protegendo as células do organismo do dano dos radicais livres e evitando a proliferação das células cancerígenas. Alguns estudos ligam a genisteína a prevenção de cânceres, como o de mama.
4. Favorecer a saúde dos ossos e pele
O consumo de soja diminui a eliminação de cálcio na urina e, desta forma, previne doenças como osteoporose e osteopenia. Também estimula a produção de colágeno e ácido hialurônico, bom para a saúde da pele.
5. Regular o nível de açúcar no sangue
A soja é rica em fibras que ajudam a atrasar a absorção dos açúcares a nível intestinal, regulando os níveis de açúcar no sangue.
6. Favorece a perda de peso
Além de ser baixa em carboidratos, a soja é rica em proteínas e fibras solúveis, as quais aumentam a sensação de saciedade e diminuem o apetite, favorecendo a perda de peso.
7. Substitui a proteína animal
Por ser rica em proteína de alta qualidade, cerca de 100 g de soja cozida fornecem 12,5 gramas de proteína vegetal.
MALEFÍCIOS DA PROTEÍNA DE SOJA
Confira alguns malefícios do consumo desta proteína.