DIETA PARA HIPERTENSOS: Veja 8 alimentos que quem tem pressão alta deve evitar comer
De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9).
A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo.
A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca.
Causas:
O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.
Quais alimentos hipertensos devem evitar comer?
1- Alimentos ricos em sal:
O sal age como uma esponja, retendo líquidos nos tecidos e aumentando a pressão arterial. Por isso, não exagere. A Organização Mundial da Saúde recomenda o consumo de três a quatro gramas de sal por dia, quantidade que já existe nos próprios alimentos.
2- Carnes processadas:
As gorduras formam placas que diminuem o diâmetro dos vasos sanguíneos, o que eleva a pressão arterial. Evite embutidos (Linguiça, salsicha, salame...). Esses tipos de alimentos são fabricados com a adição de açúcar, sal e de outras substâncias, a fim de torná-los mais duráveis e agradáveis para o consumo.
3- Alimentos industrializados:
Como margarinas, biscoitos, bolos, pães, pastéis, batatas chipse sorvetes cremosos e gordura vegetal hidrogenada.
4- Evite frituras:
Use mais óleos vegetais (girassol, milho, soja, canola, azeite de oliva).
6- Alimentos ultraprocessados em geral:
Alimentos e temperos comprados prontos não são indicados no controle da pressão arterial. Isso porque esse tipo de produto tem grandes quantidades de conservantes e de sal. Exemplos: tabletes de caldo de carne (ou legumes) para temperos, refrigerantes, molho de soja ou shoyu e sucos de caixinha.
7- Salgadinhos:
Os famosos salgadinhos crocantes, feitos, principalmente, à base de milho ou batata, são facilmente encontrados em pacotes ou latas à venda em diversos lugares. Todavia, eles também são alimentos que os hipertensos não devem comer.
8- Álcool:
Algumas doenças cardiovasculares vêm sendo relacionadas ao consumo de mais de dois drinques diários de álcool. Para os hipertensos, preferencialmente, deve-se evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois quando tomadas em grande quantidade, elas podem desregular o controle do medicamento.
Informações da matéria são do Ministério da Saúde, do Blog Amor Saúde e do Minha Saúde Proteste.