BABOSA É BOM PARA CASPA? veja os principais BENEFÍCIOS da BABOSA para o CABELO e saiba COMO USAR e PARA QUE SERVE
ALOE VERA
A babosa, nome popular da planta Aloe vera, é famosa por seus benefícios para os fios do cabelo e à pele.
NUTRIENTES
Entre os nutrientes estão as vitaminas (principalmente B1, B2, B6, B12, A, E e C), minerais (especialmente cálcio, magnésio, ferro, selênio e zinco), alguns aminoácidos e ácidos graxos, fibras solúveis e compostos ativos.
BABOSA PARA O CABELO
O benefício mais conhecido da babosa é para o cabelo. Justamente por ser uma planta rica em mucilagens, estruturas químico-farmacêuticas com altíssima capacidade de reter água, o que ajuda na hidratação.
Veja a seguir os principais benefícios da babosa para o cabelo:
1) Ajuda a tratar queda
A babosa ajuda na produção de colágeno e, por isso, ajuda a fixar melhor os fios de cabelo no couro cabeludo. Além disso, por possuir minerais e água, fortalece todo o fio, tornando-o mais forte e menos quebradiço. Se a queda de cabelo tem como causa uma doença inflamatória, a Aloe vera pode ser usada como anti-inflamatório.
2) Promove o crescimento mais rápido
A babosa ajuda a remover as células mortas do couro cabeludo, devido a presença de enzimas na sua composição, além conter vitaminas, como vitamina A, B1, B2, B6, C e E, minerais, como o cálcio, e ácido fólico que ajudam a nutrir, hidratar e fortalecer as fibras do cabelo.
3) Controla a oleosidade
A babosa é rica em enzimas, como as lipases, que ajudam a quebrar a gordura ou sebo presente no couro cabeludo, ou restos de produtos aplicados no cabelo, diminuindo a oleosidade do couro cabeludo e da haste dos fios, o que ajuda a controlar e combater a oleosidade do cabelo, sem prejudicar os fios.
4) Combate os fios quebradiços
Devido as vitaminas presentes na sua composição, a babosa ajuda a promover uma renovação celular e o crescimento saudável do cabelo, conferindo maior elasticidade aos fios, o que ajuda a combater os fios secos e quebradiços.
BABOSA É BOM PARA CASPA?
Sim. Algumas das atividades farmacológicas atribuídas à planta Aloe vera incluem os efeitos anti-inflamatórios, antibacterianos e antifúngicos. Desta forma, seu uso em xampus e loções pode ajudar na prevenção e controle da dermatite seborreica (caspa) no couro cabeludo.
COMO USAR A BABOSA NO CABELO?
Primeiro corte as folhas com cuidado, abrindo seu interior e juntando o gel que elas contêm —junte o suficiente para ter 2 colheres de sopa (o equivalente a 30 ml). Bata o gel no liquidificador ou misture com um garfo em um pequeno recipiente com um pouco de água (entre 100 e 200 ml).
Aplique a mistura de gel e água no comprimento dos fios secos e limpos, massageando o couro cabeludo e as mechas. Deixe agir por 30 minutos e depois lave com água corrente ou com shampoo.
OUTRAS FORMAS DE USAR
Um outro modo de uso é misturar o gel da planta ao condicionador ou máscara de hidratação de uso habitual, na proporção de meio a meio, e aplicar nos fios úmidos e limpos. Deixe essa mistura agindo nos fios de 15 a 30 minutos. Em seguida, é só enxaguar com água corrente.
ALERTA
Especialistas alertam, contudo, que não se deve consumir o suco caseiro dessa planta, devido à presença da aloína, um componente tóxico encontrado em sua casca.