Saiba 8 benefícios da babosa e como usar
A planta Aloe Vera, chamada popularmente de Babosa, é muito conhecida como o segredo de beleza da geração das nossas avós. Famosa por seus benefícios aos fios e à pele, a babosa também é rica em nutrientes.
Entre eles estão vitaminas (principalmente B1, B2, B6, B12, A, E e C), minerais (especialmente cálcio, magnésio, ferro, selênio e zinco), alguns aminoácidos e ácidos graxos, fibras solúveis e compostos ativos.
Especialistas alertam, contudo, que não se deve consumir o suco caseiro dessa planta, devido à presença da aloína, um componente tóxico encontrado em sua casca.
Babosa: veja benefícios e como usar
1- A babosa pode ser usada como hidratante capilar:
Eis o benefício mais conhecido. "A babosa é uma planta rica em mucilagens, estruturas químico-farmacêuticas com altíssima capacidade de reter água, o que ajuda na hidratação.
2- Ajuda na queda de cabelo;
3- Pode ajudar a reduzir a caspa;
4- Pode ajudar também na hidratação da pele;
5- Combate o envelhecimento da pele ou atenuar rugas;
6- Aplicação da babosa na pele pode ajudar em cicatrizes ou queimaduras;
7- Tem propriedades anti-inflamatórias, o que poderia ser útil para pessoas com problemas articulares;
8- Redução da glicemia e da hemoglobina glicada em pacientes com pré-diabetes.
Como usar a babosa no cabelo?
Primeiro corte as folhas com cuidado, abrindo seu interior e juntando o gel que elas contêm —junte o suficiente para ter 2 colheres de sopa (o equivalente a 30 ml). Bata o gel no liquidificador ou misture com um garfo em um pequeno recipiente com um pouco de água (entre 100 e 200 ml).
Aplique a mistura de gel e água no comprimento dos fios secos e limpos, massageando o couro cabeludo e as mechas. Deixe agir por 30 minutos e depois lave com água corrente ou com xampu.