SINTOMAS DA SÍNDROME DE GUILLAIN BARRÉ: Saiba quais os SINAIS E SINTOMAS DA SÍNDROME DE GUILLAIN BARRÉ, que fez o Peru declarar estado de emergência
Segundo informações do Ministério da Saúde, a síndrome de Guillain Barré, é um distúrbio autoimune, onde o sistema imunológico do corpo acaba atacando o sistema nervoso. É normalmente provocado por algum processo infeccioso anterior, manifestando fraqueza muscular.
É uma síndrome rara que acontece apenas entre 1-4 casos por 100.000 habitantes e pico entre 20 e 40 anos de idade.
O que causa a doença?
A síndrome é associada a diversas formas de infecções como, a infecção por Campylobacter, Zika, dengue, chikungunya, citomegalovírus, vírus Epstein-Barr, sarampo, vírus de influenza A, Mycoplasma pneumoniae, enterovirus D68, hepatite A, B, C, HIV, entre outros.
No Peru, foi decretado estado de emergência, onde cerca de 182 pacientes com a doença no primeiro semestre de 2023. Desses, quatro morreram, 31 seguem internados e 147 receberam alta.
7 sintomas da síndrome de Guillain Barré:
Tratamento:
A Guillain Barré é uma doença rara e não é de notificação compulsória. Seu tratamento é feito gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (Sus), incluindo procedimentos, diagnósticos clínicos, de reabilitação e medicamentos.