Nozes- Uma dieta enriquecida com nozes pode trazer benefícios na prevenção de distúrbios cerebrais e de doenças crônicas. Isso porque existem componentes dentro desses alimentos capazes de proteger o cérebro contra o estresse oxidativo e eventuais inflamações, que agravam a saúde cognitiva.

Chá verde- A bebida tradicional chinesa está associada a um potencial efeito neuroprotetor, que pode diminuir a atrofia cerebral relacionada à idade.

Frutas- Opções como morangos, laranjas, maçãs, peras e bananas são fontes de flavonoides, necessários para a manutenção da função cognitiva e para reduzir o risco de demências como o Alzheimer.

Peixes- Ricos em ácidos graxos como o ômega 3, os peixes como atum e salmão estão relacionados à melhora da memória. Também fazem parte do cardápio da dieta mediterrânea, que é considerada um estilo dietético aliado no combate à demência. Mas vale ressaltar que toda mudança dietética deve vir acompanhada de orientação nutricional.

IR PARA JC.COM.BR

Cereja- Uma dica dos médicos é a seguinte: tudo o que faz mal para o coração, também aumenta os riscos de Alzheimer. Por isso, a cereja tem efeitos bastante benéficos: ela contém quercetina, uma substância flavanoide que combate o colesterol e o triglicérides.

Morango- O morango também ajuda a reduzir o colesterol, por conter ácido elágico. Seu alto nível de fibras solúveis ajuda na manutenção dos níveis de glicose, evitando o diabetes, que é um dos fatores de risco para o Alzheimer.

Romã- Com forte ação antioxidante, a romã atua combatendo os radicais livres e reduzindo perdas cognitivas. Por isso é uma super protetora contra demências! Além disso, tem vitaminas A, C e do complexo B.

Mirtilo- Como tem bastante antioxidantes, o mirtilo protege as células nervosas e melhora a função cerebral. Essas características também lhe garantem a incrível função de agir contra o envelhecimento precoce. E tem ainda mais: o mirtilo faz bem para a visão e reduz o colesterol!

Mirtilo- Como tem bastante antioxidantes, o mirtilo protege as células nervosas e melhora a função cerebral. Essas características também lhe garantem a incrível função de agir contra o envelhecimento precoce. E tem ainda mais: o mirtilo faz bem para a visão e reduz o colesterol!

IR PARA JC.COM.BR

10°

Goji Berry- Como está repleta de antioxidades, essa fruta age combatendo os radicais livres. Ela também tem atuação contra doenças crônicas: problemas na tireoide, diabetes e hipertensão são alguns exemplos.

Quais outros hábitos podem auxiliar na prevenção do Alzheimer?

Estudar, ler, pensar, manter a mente sempre ativa; Fazer exercícios de aritmética; Jogos inteligentes; Atividades em grupo; Não fumar; Não consumir bebida alcoólica; Ter alimentação saudável e regrada; Fazer prática de atividades físicas regulares.

Qual médico pode diagnosticar e tratar o Mal de Alzheimer?

O Alzheimer pode ser tratada pelo psiquiatra geriatra ou por um neurologista especializado no tratamento da Doença de Alzheimer.

Veja os principais sintomas de Alzheimer

Falta de memória para acontecimentos recentes; Repetição da mesma pergunta várias vezes; Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos; Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;

Veja os principais sintomas de Alzheimer

Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos; Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais; Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories