Veja 4 alimentos que podem estar afetando sua memória
A alimentação desempenha um papel crucial que pode afetar a memória, a função cognitiva e a saúde emocional.
Confira 4 alimentos com impacto negativo para seu cérebro
1- Arroz branco:
Alguns tipos de carboidratos podem ter um impacto negativo no seu cérebro, provocando uma queda da saúde emocional.
Um estudo publicado em 2015 pelo American Journal of Clinical Nutrition descobriu que mulheres na fase da menopausa que comem alimentos com alto índice glicêmico – carboidratos refinados como pão francês e arroz, cereais de milho e batata – apresentam alto índice de depressão.
Dica:
Se você quiser comer um alimento com alto índice glicêmico, coma uma pequena porção e junto com alimentos com baixo índice glicêmico, como frutas, legumes, vegetais ou grão integrais, para mitigar o efeito do pico de insulina
2- Queijo:
Alimentos com alto índice de gordura saturada danificam a memória e causa inflamação no cérebro.
As dietas gordurosas não apenas estão relacionadas à perda de memória (como mostrado no estudo da Neuroscience citado acima), como também prejudicam o hipotálamo, parte do cérebro que ajuda na regulação do peso, de acordo com um estudo de 2011 do Journal of Clinical Investigation.
Por isso, o vilão aqui é o queijo amarelo e todos os alimentos ricos em gorduras saturadas de origem animal, como ele. Saem, portanto, dessa lista os queijos brancos, frescos e as ricotas.
3- Fritura:
Frituras aumentam o risco de se contrair a doença de Alzheimer. Em termos de risco para o cérebro, as frituras estão relacionadas à gordura saturada e colesterol. A gordura saturada nos alimentos fritos danifica a barreira hematoencefálica.
Os alimentos fritos também aumentam o colesterol no sangue. O colesterol é um componente central para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.
4- Pipoca de micro-ondas:
Gordura trans danifica as funções do cérebro e a memória. Os principais são a margarina, congelados, pizza congelada, massas refrigeradas, café com creme e pipoca de micro-ondas.
Comer uma dieta rica em gorduras trans irá aumentar o mau colesterol e diminuir o bom, então é um baque duplo.
Informações da matéria são da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia.