LAXANTES NATURAIS POTENTES: saiba quais ALIMENTOS vão COMBATER a sua prisão de ventre; saiba quais
Os purgantes naturais são alimentos que aprimoram o funcionamento do trato intestinal, prevenindo a constipação e favorecendo a saúde do intestino.
Alguns dos purgantes naturais mais utilizados, que podem ser facilmente incorporados à dieta para combater a constipação.
Esses purgantes naturais podem ser preparados em casa, misturando frutas com chás de plantas ou com água.
Contudo, é necessário ter cautela ao utilizar plantas medicinais, pois, devido ao seu efeito laxativo potente, podem causar efeitos colaterais como cólicas abdominais e desidratação.
Mamão
O mamão é rico em água e fibras, auxiliando no funcionamento do intestino. O mamão formosa é ainda mais eficiente, contendo quase o dobro de fibras em relação ao papaia.
A ameixa é rica em fibras e contém diidroxifenilisatina, uma substância que estimula as contrações intestinais. Também possui sorbitol e compostos fenólicos com efeito laxante.
Café
O café estimula a produção de gastrina e ácido estomacal, regulando os movimentos do cólon distal e acelerando o esvaziamento gástrico para os intestinos.
Cereais integrais
Os cereais integrais são uma excelente fonte de vitaminas e fibras insolúveis que o organismo não consegue digerir. Essas fibras aumentam de tamanho quando entram em contato com a água e ajudam a aumentar o volume das fezes.
Iogurte
Iogurtes e produtos lácteos fermentados são uma boa fonte de probióticos, que podem equilibrar a microbiota intestinal.
Tangerina
Fezes ressecadas e firmes podem indicar desidratação, afetando principalmente o cólon. Uma abordagem eficaz para hidratar as fezes é ingerir sucos de frutas ricos em fibras e água.
Alimentos desaconselhados
Laticínios não desnatados (exceto iogurte)
Alimentos com alto teor de açúcares simples, como sobremesas e bebidas açucaradas
Aviso
É importante evitar o consumo exagerado desses alimentos, pois podem levar a efeitos secundários. Caso sinta sintomas graves, é aconselhável buscar atendimento médico.
Alimentos excessivamente salgados, como snacks de batata frita.