Álcool
O hábito de beber álcool afeta as funções metabólicas, prejudicando o funcionamento dos neurotransmissores. Isso provoca perda de neurônios e diminui as reservas de vitaminas B1, que dentre outras funções, ajuda na manutenção da memória e da visão
Bebidas industrializadas
Conforme estudos, pessoas que consomem refrigerantes ou suco de caixinhas têm 3 vezes mais chances de terem sintomas de demência precoce
Pipoca de micro-ondas
Esses alimentos industrializados possuem alto teor de gorduras trans e sódio, por outro lado, são pobres em vitaminas e minerais. Exatamente por isso que acaba prejudicando a saúde do cérebro e da memória
Peixe
O problema desses alimentos está na concentração de mercúrio, que é um metal pesado que prejudica a saúde cerebral. O metal fica acondicionado no tecido dos peixes e frutos do mar. A intoxicação do mercúrio pode causar danos ao sistema nervoso central, prejudicando a produção de neurotoxinas e gerando problemas cognitivos.
Aspartame
É comum pensar que esse produto alimentício pode ser aliado para os diabéticos e para evitar a obesidade, entretanto, sua presença em alimentos que não contenham açúcar ou como substituto do açúcar, pode desencadear problemas comportamentais e cognitivos.
Carboidratos ultraprocessados
Produtos industrializados à base de farinha branca, como biscoitos e pães, além de alimentos como arroz branco, causam um pico no índice glicêmico. Ou seja, uma liberação rápida da concentração de açúcar no sangue. Isso faz com que surjam problemas de cognição e memória.
Alimentos gordurosos
Devido às suas concentrações de gorduras trans que aumentam os riscos de doenças como Alzheimer. Além disso, há evidências científicas de que o consumo de alimentos gordurosos prejudica o bom funcionamento da memória e causam perda de cognição.
Saiba os sintomas de Alzheimer
Repetição da mesma pergunta várias vezes;
Saiba os sintomas de Alzheimer
Dificuldade para acompanhar conversações ou pensamentos complexos;
Saiba os sintomas de Alzheimer
Incapacidade de elaborar estratégias para resolver problemas;
Saiba os sintomas de Alzheimer
Dificuldade para dirigir automóvel e encontrar caminhos conhecidos;
Saiba os sintomas de Alzheimer
Dificuldade para encontrar palavras que exprimam ideias ou sentimentos pessoais;
Saiba os sintomas de Alzheimer
Irritabilidade, suspeição injustificada, agressividade, passividade, interpretações erradas de estímulos visuais ou auditivos, tendência ao isolamento.
Alguns fatores de risco para o Alzheimer são:
A idade e a história familiar: a demência é mais provável se a pessoa tem algum familiar que já sofreu do problema;
Baixo nível de escolaridade: pessoas com maior nível de escolaridade geralmente executam atividades intelectuais mais complexas, que oferecem uma maior quantidade de estímulos cerebrais.