Fazer muito xixi é sinal de DIABETES? Veja os 3 principais SINTOMAS que indicam que a pessoa virou diabética
Diabetes:
Segundo Ministério da Saúde, é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
A insulina é um hormônio que tem a função de quebrar as moléculas de glicose (açúcar) transformando-a em energia para manutenção das células do nosso organismo.
O diabetes é uma condição que pode resultar no aumento dos níveis de glicose no sangue, e esse desequilíbrio pode acarretar complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos.
A prevenção envolve a prática regular de atividades físicas, a adoção de uma alimentação saudável e a evitar o consumo de álcool, tabaco e outras substâncias prejudiciais. Adotar hábitos saudáveis não apenas previne o diabetes, mas também outras doenças crônicas, como o câncer.
Diabetes tipo1:
Essa condição surge devido à destruição das células responsáveis pela produção de insulina, resultante de uma falha no sistema imunológico em que os anticorpos atacam diretamente as células produtoras de insulina. Esse tipo de diabetes afeta aproximadamente 5 a 10% das pessoas diagnosticadas com a doença.
Diabetes tipo 2:
É uma consequência da resistência à insulina, quando o organismo não consegue responder adequadamente aos efeitos desse hormônio, combinada com uma deficiência na sua secreção. É a forma mais comum de diabetes, afetando aproximadamente 90% das pessoas diagnosticadas com a doença.
Diabetes Gestacional:
A intolerância à glicose é detectada pela primeira vez durante a gravidez e pode ou não persistir após o parto. A causa precisa dessa condição ainda não é completamente compreendida.
Outros tipos:
As causas subjacentes do diabetes podem estar relacionadas a defeitos genéticos associados a outras doenças ou ao uso de medicamentos.
Os sintomas comuns a todos os tipos de diabetes é: fome e sede excessiva e vontade de urinar várias vezes ao dia.
Lembrete:
Muitas vezes, os sintomas do diabetes não aparecem no início da doença, mas sim quando já está em um estágio mais avançado. Por isso, caso perceba esses sinais, procure um médico.
Informações são do Ministério da Saúde.