SINTOMAS DE ALZHEIMER: Saiba quais os principais SINTOMAS DE ALZHEIMER e o que AUMENTA O RISCO de desenvolver a DEMÊNCIA
O que é Alzheimer?
A doença de Alzheimer é a mais comum, dentre as doenças que afetam a mente, causando problemas na memória, pensamentos e comportamento. Segundo a Alzheimer's Association, pessoas portadoras de Alzheimer vivem em média até oito anos após o início dos sintomas.
Embora não existam, ainda, tratamentos para a Alzheimer, podem ser utilizados alguns medicamentos para combater os avanços da demência, causada pela doenaça.
Quais os sintomas de Alzheimer?
2. Problemas para completar tarefas que antes eram fáceis
3. Dificuldades para a resolução de problemas
4. Mudanças no humor ou personalidade
5. Afastamento de amigos e familiares
6. Problemas com a comunicação, tanto escrita como falada
7. Confusão sobre locais, pessoas e eventos
8. Alterações visuais, como problemas para entender imagens
Saiba quais as principais causas da Alzheimer:
1. Idade
A maioria das pessoas diagnosticadas com a doença tem 65 anos de idade ou mais. Apesar de menos comum, também é possível desenvolver a Alzheimer de forma prematura antes dos 65 anos.
2. Membros da família com a doença:
Caso seus pais ou irmãos desenvolvam Alzheimer, você tem mais chances de desenvolver a doença no futuro.
3. Deficiências cognitivas leves:
Portar alguma deficiência cognitiva leve, principalmente as que afetam o funcionamento da memória, aumenta o risco de desenvolvimento de Alzheimer.
4. Doenças cardiovasculares:
O coração é responsável por bombear o sangue para o cérebro. Sendo assim, doenças cardiovasculares também podem estar relacionados com um maior risco de desenvolvimento de Alzheimer e outras demências, incluindo fumar, obesidade, diabetes, alto colesterol e alta pressão sanguínea na meia-idade.
Diagnóstico:
Para diagnosticar a doença é feita uma serie de exames, como, neurológico, de histórico familiar, imagiologia cerebral e exame de sangue. Apesar de os médicos normalmente conseguirem determinar se a pessoa é portadora de demência, pode ser mais difícil distinguir o tipo da demência.