Durma bem
O sono é fundamental para consolidar a memória e o aprendizado. Quando você não dorme tempo suficiente, o volume de matéria cinzenta localizada no lobo frontal tende a diminuir.
Pratique atividades físicas
Além de potencializar a saúde cerebral e a cognição, a prática regular de exercícios também melhoram a memória, e a longo prazo, pode proteger esse órgão vital contra a degeneração.
Tomar sol
Quando você não toma sol suficiente, os níveis de vitamina D no seu organismo podem cair muito, e ela é fundamental para que o corpo funcione no seu melhor e para desacelerar o processo de envelhecimento do cérebro.
Aprender um novo idioma
Isso porque a área da linguagem no cérebro é muito flexível, e aprender um segundo idioma pode desenvolver novas áreas e fortalecer o foco.
Ler
Durante a leitura, a receptividade à linguagem aumenta o cérebro e facilita o aprendizado de um novo idioma. E como vimos no tópico anterior, aprender uma nova língua ajuda muito a desenvolver o cérebro.
Alimente-se bem
Para garantir que você esteja se alimentando de forma que ajude na saúde cerebral, foque em alimentos que melhoram a memória e o raciocínio, como aqueles ricos em antioxidantes, aminoácidos e vitamina E.
Alimentos que ajudam no fortalecimento da memória: ÔMEGA 3
Auxilia na comunicação entre os neurotransmissores, fazendo com que a memória e a concentração sejam fortalecidas. Para estudar, sua ingestão é recomendada, pois facilita bastante no processo de aprendizado.
VITAMINAS DO COMPLEXO B
Contribuem com o desenvolvimento dos neurônios, além de melhorar a memória ao facilitar a comunicação entre os neurotransmissores.
FERRO
Possibilita a oxigenação do sangue no cérebro, fortalece a parte física do indivíduo, que fica com muito mais energia, disposição e consequentemente, um melhor funcionamento da sua capacidade cognitiva.
NITRATOS
Os alimentos que contém esses nutrientes são capazes de irrigar o sangue no cérebro, ajudam a melhorar nossa memória e contribui com o aumento da capacidade de concentração para trabalhos intelectuais.
CARBOIDRATOS
Auxiliam na liberação de glicose para o organismo, possibilitando que o indivíduo consiga ter mais energia e consiga memorizar mais rapidamente, ajudando no aprendizado.
CAFEÍNA
Contribui com um melhor funcionamento da memória, pois leva energia ao organismo, combate a fadiga e alivia o estresse. Porém, consumida em excesso, a cafeína pode ser prejudicial.
NOZES
Rico com vitamina E e ômega 3, possibilita o retardamento do processo de envelhecimento das células do cérebro, faz com que o esquecimento seja evitado.
AZEITE DE OLIVA
É no azeite de oliva que podemos encontrar o oleocantal. Substância importante nos estudos sobre o Alzheimer, já que existem evidências de que sua ingestão pode reduzir o risco de contrair a doença.