VONTADE DE COMER DOCE TODA HORA? Saiba o que significa e o que fazer
É comum na rotina de milhares de brasileiros aquela vontade de comer um doce para aliviar o estresse.
Segundo Josemar de Almeida Moura, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, esse desejo pode ter vários fatores relacionados.
Entre eles, estão o hábito cultural de ingerir muito açúcar desde criança, e até problemas emocionais.
"Episódios de compulsão, depressão e ansiedade muitas vezes levam o indivíduo a buscar uma compensação através de uma ingestão calórica excessiva. E o açúcar não está fora disso, ele gera uma certa saciedade e satisfação", diz o profissional.
O desejo por doces também pode indicar outro fator grave da sua saúde: a diabetes. Um dos sintomas comuns da doença é a fome intensa.
"No caso do diabético, quanto mais ele come, mais ele sente fome. E a insulina não dá conta de ‘trabalhar’, não tem uma quantidade suficiente dela", conta o professor.
O que fazer com a vontade de comer doces?
Aqueles que não possuem problemas com o consumo de açúcar, como diabetes e obesidade, ou o risco familiar dessas doenças, é recomendado um consumo moderado de doces.
O melhor momento para comer é após alguma refeição, principalmente depois do almoço.
"Isso porque a quantidade de açúcar que você come vai ser misturada com o bolo alimentar que, muitas vezes, trazendo fibras, acaba ‘sequestrando’ um pouco desse açúcar e absorvendo menos dele, de forma mais lenta", afirma Josemar.
Se a pessoa sofre de compulsão alimentar, é recomendado procurar um acompanhamento psicológico.
Esse problema emocional dificilmente vai ser tratado apenas com mudanças no comportamento e no dia a dia. Pode ser necessário, por exemplo, um tratamento com uso de medicação e sessões de terapia.
Por fim, as pessoas com diagnóstico ou histórico familiar de diabetes e obesidade também devem buscar acompanhamento médico.