Perda de peso repentina, o que pode ser? Saiba quando a perda de peso é preocupante
A perda de peso involuntária é o termo utilizado para referir-se a pessoa que não está fazendo uma dieta nem tentando emagrecer.
Com muita frequência, a perda de peso involuntária acontece quando a pessoa ingere menos calorias do que seu corpo precisa. Com menos frequência, pode ser um indicativo de um distúrbio que faz com que se use mais calorias.
PERDA DE PESO REPENTINA É PREOCUPANTE?
A perda de peso involuntária torna-se preocupante nos casos em que a pessoa perde mais de 4 ou 5 quilos, ou quando, em pessoas mais baixas, reduz 5% do peso corporal sem mudar os hábitos.
Essa perda de peso involuntária pode ser um sinal de distúrbio físico, emocional ou mental grave.
PERDA DE PESO REPENTINA, O QUE PODE SER?
Veja alguns possíveis diagnósticos de quem apresenta perda de peso repentina
1. Glândula de tireóide hiperativa (Hipertireoidismo)
2. Diabetes não controladas
3. Distúrbios que provocam má absorção
4. Transtornos mentais como depressão e ansiedade
6. Efeitos colaterais de algum medicamento
7. Transtorno por uso de drogas
SINAIS DE ALERTA PARA PERDA DE PESO INVOLUNTÁRIA
Em pessoas com perda de peso involuntária, existem alguns sintomas e características que são preocupantes; veja a seguir:
Febre e sudorese noturna, dor óssea, falta de ar, tosse, tosse com sangue, sede excessiva, dor de cabeça, dor na mandíbula ou distúrbio na visão são sintomas preocupantes em pessoas que estão perdendo peso involuntariamente.
Caso esteja perdendo peso involuntariamente, procure assistência médica imediatamente para identificar os motivos e realizar o tratamento adequado.