Quais são os sintomas de perda de memória?

Os sintomas de perda de memória e deficiência no pensamento são muito comuns em pessoas diagnosticadas com algum tipo de demência, como a Doença de Alzheimer.

É comum que o paciente com sintomas de perda de memória tenha dificuldade em realizar atividades do cotidiano, como cozinhar, vestir-se e pentear os cabelos.

Também é notável uma mudança de humor e de linguagem, que aparece com a dificuldade em se comunicar.

O que acontece com o cérebro para causar a perda de memória?

Nestes casos, uma perda progressiva de neurônios e uma acumulação anormal de proteínas do cérebro podem interferir na memória.

IR PARA JC.COM.BR

Propriedades do azeite reduzem em até 28% o risco de demência

Segundo um estudo divulgado pela Sociedade Americana de Nutrição, o consumo regular de azeite pode reduzir em 28% as chances de desenvolver algum tipo de demência fatal, como a Doença de Alzheimer.

O consumo de azeite é mais seguro que outras gorduras, como margarina

Anne-Julike Tessier, que é PhD na Escola Chan de Saúde Pública, em Havard, afirmou que "optar por azeite, um produto natural, em vez de gorduras como margarina e maionese comercial é uma escolha segura e pode reduzir o risco de demência fatal."

Quais são os benefícios do azeite para a memória?

De acordo com Tessier, "alguns compostos antioxidantes no azeite podem atravessar a barreira hematoencefálica, potencialmente tendo um efeito direto no cérebro. Também é possível que o azeite tenha um efeito indireto na saúde do cérebro, beneficiando a saúde cardiovascular."

1. Antioxidante

O azeite de oliva é rico em antioxidantes, como a vitamina E, que ajudam a proteger as células do cérebro do dano. O dano às células do cérebro pode contribuir para a perda de memória.

2. Anti-inflamatório

O azeite de oliva contém compostos anti-inflamatórios, como o oleocanthal, que podem ajudar a reduzir a inflamação no cérebro. A inflamação no cérebro também pode contribuir para a perda de memória.

IR PARA JC.COM.BR

3. Melhora da comunicação entre as células do cérebro

O azeite de oliva contém compostos que podem ajudar a melhorar a comunicação entre as células do cérebro. Isso pode melhorar a memória e a função cognitiva.

Estudo sobre a relação do consumo de azeite com a demência

O estudo foi realizado com base na análise de 90 mil registros de óbito de cidadãos americanos e questionários sobre suas dietas ao longo de 30 anos. Destes participantes, 4.749 óbitos eram por demência.

Os resultados mostram que quem consumia mais de meia colher de sopa de azeite por dia tinham um risco 28% menor de morrer de demência em comparação com aquelas que nunca ou raramente consumiam azeite.

Estudo de observação

A PhD diz ainda que esta é uma pesquisa de observação dos resultados e que não há uma definição específica sobre a quantidade ideal de consumo de azeite que possa ser efetiva na diminuição do risco de desenvolver problemas relacionados à perda de memória.

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories