Chá de espinheira-santa: confira benefícios
Veja quais doenças o chá de espinheira-santa ajuda a curar
O chá de espinheira-santa é feito a partir das folhas da planta Maytenus ilicifolia, conhecida como espinheira-santa. Essa planta é nativa do Brasil e é utilizada há muitos anos na medicina tradicional de algumas regiões.
A espinheira-santa é rica em flavonoides, taninos e alcaloides, que possuem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e analgésica.
Por isso, é popularmente utilizada como remédio caseiro para auxiliar no tratamento de úlcera gástrica, azia, gastrite, acne ou eczema.
A seguir, você confere problemas de saúde que o chá de espinheira-santa ajuda a combater.
1. Problemas estomacais
A espinheira-santa é rica em taninos (epigalocatequina) e polissacarídeos (arabinogalactano), com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e protetoras gástricas. Isso ajuda a aliviar problemas estomacais como úlcera gástrica, azia, gastrite, má digestão ou dor de estômago.
2. Combate H. Pylori
Pesquisas indicam que a espinheira-santa possui propriedades antibacterianas, sendo eficaz contra a bactéria H. Pylori, responsável por causar lesões e úlceras no estômago.
3. Ajuda no tratamento do câncer
Estudos mostraram que a espinheira-santa pode reduzir a proliferação de células cancerosas de pulmão, mama e fígado devido ao triterpenoide pristimerina. No entanto, são necessárias mais pesquisas em humanos para confirmar esse efeito benéfico.
4. Prisão de ventre
A espinheira-santa possui uma suave ação laxativa que pode contribuir para melhorar o funcionamento intestinal. O consumo do chá dessa planta pode ser útil no tratamento de casos leves a moderados de prisão de ventre.
5. Infecção urinária
A espinheira-santa tem leve ação diurética, ajudando a eliminar o excesso de líquidos do corpo, útil para tratar retenção de líquidos e infecções urinárias, mantendo o trato urinário limpo.
6. Feridas
A espinheira-santa possui propriedades analgésicas e cicatrizantes, sendo benéfica para tratar problemas de pele, como eczema e acne, quando aplicada topicamente.
7. Infecções bacterianas
Estudos in vitro mostram que a espinheira-santa possui substâncias antimicrobianas, como maitenina e friedelina, que combatem bactérias como Staphylococcus aureus (infecções pulmonares, de pele e ósseas), Streptococcus sp. (infecções urinárias, de pele e gengivas) e Escherichia coli (infecções urinárias).
Como fazer o chá de espinheira-santa?
Para preparar o chá de espinheira-santa, coloque as folhas em uma xícara de água fervente e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Coe e consuma morno, até 3 vezes por dia, em jejum ou aproximadamente 30 minutos antes das refeições.