Quais os nutrientes da espinheira-santa?
Flavonóides, taninos e triterpenos, que têm propriedades antioxidantes, cicatrizantes e protetoras gástricas
Em quais casos é recomendado o uso de espinheira-santa?
Popularmente utilizada como remédio caseiro para auxiliar no tratamento de úlcera gástrica, azia, gastrite, acne ou eczema.
Do que é feito o chá de espinheira-santa?
São as folhas de onde são extraídas as substâncias ativas que podem ser usadas na forma de chá
Veja agora uma lisa de funções do chá de espinheira-santa
Melhorar problemas no estômago
A espinheira-santa é rica taninos, como a epigalocatequina, e polissacarídeos, como o arabinogalactano, com forte ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora gástrica, que ajudam a melhorar problemas de estômago como úlcera gástrica, azia, gastrite, má digestão ou dor de estômago.
Combater o H. pylori
Alguns estudos [3,4] mostram que a espinheira-santa também tem ação antibacteriana, sendo muito útil para combater a infecção pela bactéria H. Pylori, que pode causar lesões e úlceras no estômago.
Melhorar o funcionamento intestinal
A espinheira-santa pode ajudar a melhorar o funcionamento intestinal por ter uma leve ação laxativa. Dessa forma, beber o chá desta planta pode ajudar a tratar casos de prisão de ventre leve a moderada.
Tem ação diurética
A espinheira santa tem leve ação diurética, o que significa que eliminar o excesso de líquidos do corpo, podendo ser útil para auxiliar no tratamento da retenção de líquidos, mas também no tratamento de infecções urinárias, já que mantém o trato urinário limpo.
Ajudar na cicatrização da pele
A espinheira santa tem ação analgésica e cicatrizante, que quando usada sobre a pele, pode ajudar no tratamento de problemas de pele como eczema ou acne.
Combater infecções bacterianas
Alguns estudos [6,7]in vitro feitos em laboratório mostram que a espinheira-santa possui substâncias com ação antimicrobiana como maitenina e friedelina
Como fazer o Chá de espinheira-santa
Colocar as folhas de espinheira santa numa xícara de água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Coar e beber morno, até 3 vezes por dia, em jejum, ou cerca de 30 minutos antes das refeições.
Cápsulas de espinheira-santa
As cápsulas de espinheira-santa podem ser encontradas na dose de 380 mg de extrato seco das folhas de Maytenus ilicifolia e devem ser tomadas inteiras com um copo de água, sem abrir as cápsulas ou mastigá-las. A dose normalmente recomendada é de 2 cápsulas de 380 mg de espinheira-santa, 3 vezes ao dia, ou seja, de 8 em 8 horas, antes das principais refeições.
Extrato-fluido de espinheira-santa
O extrato-fluido de espinheira-santa deve ser tomado por via oral, sendo que a dose recomendada é de 15 a 20 gotas diluídas em 200ml de água, 3 vezes por dia após as refeições, ou conforme recomendação médica.
Como fazer compressas de espinheira-santa
Adicionar as folhas secas de espinheira-santa na água fervente. Esperar amornar e aplicar sobre a pele afetada diariamente.