PERIGOS DA MORINGA OLEIFERA: Veja os MALEFÍCIOS e PERIGOS da MORINGA OLEIFERA, também conhecida como ACÁCIA-BRANCA, para a SAÚDE

MORINGA OLEIFERA

A moringa oleifera é planta de origem asiática da família Moringaceae, também conhecida como acácia-branca, árvore-rabanete-de-cavalo, cedro, moringueiro e quiabo-de-quina.

CHÁS, CÁPSULAS E FARINHA

Os produtos industrializados feitos de moringa costumavam ser informalmente recomendados para o tratamento de colesterol elevado, pressão arterial elevada, diabetes, aterosclerose e envelhecimento precoce.

PROIBIÇÃO DA ANVISA

Em julho de 2022, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a fabricação, a importação, a comercialização, a propaganda e a distribuição de todos os alimentos que contenham Moringa oleifera.

IR PARA JC.COM.BR

MEDIDA VÁLIDA PARA TODO O BRASIL

A medida foi tomada para todo o território nacional e abrange tanto alimentos que contenham a Moringa oleifera como constituinte, em quaisquer formas de apresentação, como chá, cápsulas etc., quanto o próprio insumo.

MOTIVAÇÕES

A determinação foi feita pelo fato de não haver avaliação e comprovação de segurança do uso da espécie Moringa oleifera em alimentos.

ALERTA

Além disso, foi constatado que há inúmeros produtos denominados e/ou constituídos de Moringa oleifera que vêm sendo irregularmente comercializados e divulgados com diversas alegações terapêuticas não permitidas para alimentos, como por exemplo: cura de câncer, tratamento de diabetes e de doenças cardiovasculares, entre muitas outras.

PERIGOS DA MORINGA OLEIFERA

Estudos de 2014 indicam que o consumo da moringa sem indicações "pode conduzir a problemas cardíacos" e a sua administração de uma "forma descontrolada" poderá aumentar a produção de glóbulos vermelhos, o que deixará o indivíduo "mais propenso" a um acidente vascular cerebral (AVC).

CONTRAINDICAÇÕES

O consumo da moringa pode resultar em alguns efeitos colaterais, como por exemplo náuseas, vômitos e diarreia.

IR PARA JC.COM.BR

PERIGO DE MORTE

O consumo da raiz e de seus extratos, sem orientação de um profissional, contêm substâncias tóxicas que, quando usadas em concentrações excessivas, podem causar paralisia e, inclusive, pode levar a pessoa a óbito.

PERIGO PARA GESTANTES E LACTANTES

A ingestão de moringa não é recomendada para mulheres grávidas e lactentes, pois essa planta medicinal pode interferir tanto na gestação como na produção de leite materno.

MAS EXISTEM BENEFÍCIOS?

Ainda são preliminares os estudos científicos que comprovem os benefícios da moringa para a saúde humana, embora a planta já seja vendida em cápsulas por muitas farmácias, lojas de produtos naturais e na internet.

LEIA MAIS

Ler Mais

Veja as principais notícias do dia em jc

IR PARA JC.COM.BR
>

Gostou do conteúdo?

ver mais webstories